quinta-feira 17 de junho de 2021
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Prefeitura promove ciclo de palestras para Semana de Redução de Desastres
sábado 3 de outubro de 2020 às 15:18h

Prefeitura promove ciclo de palestras para Semana de Redução de Desastres

NOTÍCIAS


A Prefeitura, através da Defesa Civil de Salvador (Codesal), promoverá a partir desta segunda-feira (5) até sexta (9) um ciclo de palestras da Semana Nacional de Redução de Desastres 2020. Com o tema central “Construindo uma cidade mais segura”, o evento será transmitido no canal do Youtube da Codesal (www. youtube. com/ DefesacivilSalvador) e reunirá um time de profissionais e especialistas para discussões sobre adoção de práticas preventivas em comunidades e áreas de risco da capital.

A abertura da Semana Nacional de Redução de Desastres acontecerá na segunda (5), às 9h, pelo prefeito ACM Neto. Em seguida, o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, apresentará a palestra “Defesa Civil: Construindo uma cidade mais segura”.

“Será apresentado um balanço das iniciativas municipais para a preservação de vidas nesses quase oito anos de gestão. Nossa intenção também é estimular e incutir na sociedade a percepção do risco e orientar sobre como agir em situações emergenciais”, destaca Sosthenes.

Às 9h30, os engenheiros Cezar Bello e Patrícia Cordeiro falam sobre as “Propostas para gestão de riscos – planos de ações estruturais”. Às 11h, o presidente licenciado do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-Ba), Luiz Edmundo Campos, aborda o tema “Patologia das Construções”.

À tarde, às 14h30, haverá o painel “Planejamento Urbano e Áreas de Risco”, com as participações do especialista em Planejamento Urbano-Regional Waldeck Ornelas e do titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Sérgio Guanabara. A atividade terá mediação do chefe de gabinete da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Fagner Dantas.

Terça

O assunto das discussões de terça-feira (06) é “Desafios das Mudanças Climáticas”. A primeira atividade do dia será às 9h30 com o meteorologista e subcoordenador do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec), Ricardo Rodrigues, e com a engenheira ambiental Milena Souza, que falarão sobre “O Papel do Cemadec na Prevenção de Desastres”.

Na sequência, o professor de meteorologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Helber Barros Gomes apresenta palestra sobre “Distúrbios Ondulatórios de Leste e o impacto na Costa do Nordeste”.

Às 14h, ocorrerá o painel “Cidade Resiliente: Adaptação às Mudanças Climáticas”, tendo como participantes o diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Osvaldo Moraes, e o assessor do C40 para Salvador, Matheus Ortega. A mediação ficará por conta da gerente de Resiliência da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), Daniela Guerreiro.

Às 16h, será transmitida uma live sobre “O Impacto das mudanças climáticas nas cidades”, com a participação do climatologista e consultor especialista do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas de Salvador (PNAMC) Carlos Nobre, além do secretário da Secis e engenheiro ambiental, João Resch.

Quarta

As discussões sobre o “Uso de tecnologia no combate às ameaças climáticas” movimentam a quarta-feira (07). O subcoordenador de Atendimento Emergencial da Codesal e engenheiro civil, Esmeraldo Tranquilino, fala sobre a “Geomanta como instrumento para a redução de desastres”. Em seguida, o engenheiro da Maccaferi do Brasil, Ronaldo Ramos de Oliveira, profere a palestra “Uso de Contenções Ambientais para Cidades Sustentáveis”.

Às 14h, acontecerá o painel “Soluções verdes: transformando teoria em prática” com o assessor da GIZ no Brasil, Dennis Eucker, e o engenheiro e vice-presidente do grupo Civil, Rafael Valente. A mediação será feita pela arquiteta e urbanista Loris Brantes.

Quinta

A Semana Nacional de Redução de Desastres prossegue na quinta-feira (08) com o tema “Prevenção nas Comunidades”. Às 9h30, o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luciano Sandes, fala sobre a “Influência da dinâmica da comunidade sobre a micro e macrodrenagem de Salvador”.

Às 11h, a psicóloga e tenente-coronel reserva do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), Daniela Lopes, e a ex-secretária Nacional de Proteção e Defesa Civil, Ivone Valente, apresentam a palestra “Prevenção diante dos desafios sociais nas comunidades”.

Às 14h30, o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia (Iphan-BA), Bruno Tavares, e a presidente da FMLF, Tânia Scofield, estarão no painel “Centro Histórico – fortalecimento de vínculos como forma de prevenção”. A mediação do debate será feita pelo arquiteto urbanista Ernesto Carvalho.

Às 16h, será transmitida a live “A importância da Defesa Civil na prevenção de acidentes”, que terá como participantes o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, e o deputado federal João Roma.

Sexta

A programação do último dia de evento, nas sexta (09), será presencial, com temas voltados para os engenheiros e arquitetos da Codesal e dos órgãos parceiros. As atividades ocorrerão no auditório da sede do órgão, na Avenida Bonocô, das 8h30 às 15h.

Veja também

PRTB pode apoiar João Roma em eventual candidatura ao governo da Bahia

O PRTB na Bahia, que é presidido por Celsinho Cotrim e já comunicou para imprensa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!