segunda-feira 12 de abril de 2021
Foto: Assessoria
Home / NOTÍCIAS / Presidente da Câmara de Vereadores de Camaçari debate sobre retorno das aulas presenciais
terça-feira 16 de fevereiro de 2021 às 10:28h

Presidente da Câmara de Vereadores de Camaçari debate sobre retorno das aulas presenciais

NOTÍCIAS, RMS


O presidente da Câmara Municipal de Camaçari, Júnior Borges (DEM), mediou, na manhã desta última segunda-feira (15), um webinário sobre o retorno das aulas presenciais na cidade. A discussão com intuito educacional foi transmitida via internet, com exibição pela TV Câmara, e contou com a participação de personalidades da educação privada e da administração pública do município.

Intitulado #VOLTAASAULASCAMAÇARI, o webinário contou, em sua mesa de discussão, com gestores de unidades particulares de ensino instalados no município, como a coordenadora-geral da Acbeu Maple Bear, Márcia Schwartz; a CEO do Colégio Villa Global Education, Viviane Brito; e a coordenadora-geral da Faculdade Pitágoras, Vyrna Perez; bem como representantes do Poder Executivo, como os secretários de Administração, Hélder Almeida; e de Educação, Neurilene Martins. A cartilha de convidados garantiu uma conversa abrangente, com a exposição da realidade local do ensino público, privado, adulto e infantil no contexto da pandemia da Covid-19.

Na reunião, surgiu o reconhecimento da necessidade de que a Educação fosse declarada um serviço essencial, elevando a discussão para outro nível e tornando as resoluções mais ágeis. “Vamos adotar as medidas necessárias para viabilizar este processo e tornar a Educação um serviço essencial”, comentou o vereador, acrescentando que pretende submeter Projeto de Lei na Câmara para que isto aconteça.

A iniciativa foi elogiada pelos convidados, que foram unânimes em reconhecer a importância da colaboração mútua neste processo de retomada das aulas, com adoção de protocolos sanitários que garantam a segurança durante e após o retorno dos alunos para as salas de aula. “Quero parabenizar Júnior Borges por estar sendo protagonista de ações importantes como esta”, afirmou o secretário Hélder Almeida.

A secretária Neurilene também exaltou a ideia de criar esta oportunidade para discutir o tema, de uma forma que os cidadãos do município pudessem acompanhar. “Agradeço ao presidente por colocar esta questão da educação na pauta do dia. É essencial que discutamos alternativas, possibilidades. Esse não é momento para verdades absolutas, é momento de discussão. Aproveito para comunicar a toda população que Camaçari já tem protocolo sanitário definido para os ambientes escolares. Também quero destacar que conseguimos dar continuidade às aulas no município, remotamente, garantindo a oferta de ensino para nossas crianças e adolescentes”, destacou.

A sustentabilidade financeira das escolas particulares também foi debatida. Ao abordar este quesito, Júnior ressaltou que muitas instituições de ensino já estão preparadas para receber os alunos e que retardar demais esta reativação põe em risco a manutenção dos empregos que elas geram. “Todos os outros setores já retornaram. Pode chegar num ponto em que essas escolas não tenham mais condições de manter seus colaboradores. Além dos impactos no processo de ensino e aprendizagem, também é preciso ter essa preocupação com o negócio, com o possível fechamento de postos de trabalho”, avaliou. Márcia Schwartz enfatizou que quase todas as unidades da Mapel Bear no Brasil retomaram o funcionamento presencial ainda em 2020. “Já trabalhamos neste protocolo. Contratamos infectologista e definimos os procedimentos com muita cautela. Estamos prontos para o retorno das aulas”, garantiu.

O webinário foi transmitido pelas redes sociais oficiais do vereador Júnior Borges, bem como pela TV Câmara. É possível assistir a discussão mediada neste *link* e obter mais informações.

Veja também

Jaques Wagner diz que ‘momento é inadequado’ para CPI da Covid

O senador Jaques Wagner (PT) não assinou a lista de apoio à criação da CPI …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!