segunda-feira 12 de abril de 2021
Foto: Ascom/UPB
Home / DESTAQUE / Em posse da FEC Bahia, Zé Cocá fala em tornar os consórcios maior ferramenta municipalista do Brasil
segunda-feira 29 de março de 2021 às 14:50h

Em posse da FEC Bahia, Zé Cocá fala em tornar os consórcios maior ferramenta municipalista do Brasil

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Durante a posse da nova diretoria da Federação de Consórcios da Bahia (FECBahia), nesta segunda-feira (29), o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá, exaltou a importância da unidade dos prefeitos e das duas entidades caminharem juntas em prol do fortalecimento dos municípios. A nova gestão da FECBahia, presidida pelo prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, foi eleita por aclamação para o biênio 2021 e 2022. A solenidade de posse ocorreu de forma virtual e reuniu diversas autoridades da Bahia, entre eles o vice-governador João Leão, deputados, os três senadores e secretários estaduais.

“Parabenizo a você Wilson por sua coragem e sua motivação. Isso nos engrandece. Precisamos ter a FECBahia e a UPB de mãos dadas, juntas no mesmo intuito. Precisamos nos unir e debater forte, junto ao governo do estado e do governo federal, para que a gente possa ter nos consórcios uma das maiores ferramentas municipalistas do Brasil. Os consórcios estão longe de serem o ideal, precisamos capacitar as equipes e ter os consórcios organizados. Essa é uma ferramenta de baratear o que é caro, precisamos comprar equipamentos, remédios, contratar serviços, e a UPB e a FEC a partir de hoje passa a ser uma única nesta luta”, afirmou o presidente da UPB ao dar boas-vindas à nova diretoria da FECBahia.

A solenidade foi aberta pelo ex-presidente da FEC e prefeito de Capela do Alto Alegre, Claudinei Xavier Novato, que se despediu do cargo reforçando as parcerias firmadas para fortalecer os trabalhos dos consórcios públicos no estado. Ele lembrou a aproximação com a UPB, a articulação para a formação da Frente Parlamentar em Defesa dos Consórcios, na Assembleia Legislativa, da parceria com os ministérios e o Governo do Estado da Bahia. “Muitas coisas foram feitas, foi um período exitoso, mas acreditamos que há um longo caminho a trilhar e deixo esse desafio ao meu amigo, Wilson Cardoso”. Durante a cerimônia, Dr. Nei foi diplomado presidente de honra da federação.

“Vamos fazer valer a força da nossa união”. Com essa frase o novo presidente da FEC abriu seu discurso de posse. Wilson Cardoso agradeceu aos seus colegas de diretoria, às autoridades presentes e ao presidente da UPB, Zé Cocá, que, segundo ele, tem demonstrado grande apoio ao fortalecimento dos consórcios. Cardoso, falou em buscar tecnologias para tratamento da água, resíduos, agricultura familiar e a agropecuária, fortalecendo a economia e a infraestrutura regional “através da força dos consórcios”. O gestor destacou ainda a importância de equipar os consórcios públicos com maquinário e de baratear custos, citando o exemplo da pavimentação nos municípios.

Disposição para Trabalhar

O entusiasmo de Wilson Cardoso foi saudado pelo vice-governador, João Leão, que representou o governador Rui Costa na cerimônia. “Temos essa alavanca na mão para que a gente possa levar o desenvolvimento à toda a Bahia”, disse Leão. O senador Jaques Wagner fez questão de exaltar o compromisso de Wilson como gestor público e de dizer “sua família passa a ser toda a Bahia”. Já o senador Otto Alencar afirmou que seu gabinete sempre estará aberto para colaborar com a FEC e os municípios. “É um momento difícil, o orçamento vem com muitos cortes, mas quero me colocar à disposição de vocês para colaborar”. O senador Ângelo Coronel também deu boas-vindas ao gestor.

Em nome da bancada baiana de deputados federais, a deputada Lídice da Mata, saudou a posse de Wilson Cardoso ao afirmar que ele “acredita nas ações de unidade”. Lídice reforçou a importância da união para implementar uma política de descentralização administrativa, que com a UPB e a FEC fortalece os municípios. Também discursaram os secretários estaduais, de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti; de Relações Institucionais, Jonival Lucas; do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira; o presidente da Frente de Defesa dos Consórcios na ALBA, deputado Osni Cardoso.

Veja também

Justiça nomeia quatro administradores judiciais para Samarco

O juiz Adilon Resende, da 2ª Vara Empresarial de Belo Horizonte, deferiu nesta segunda-feira (12) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!