segunda-feira 12 de abril de 2021
Foto: Reprodução / UPB
Home / DESTAQUE / Presidente da UPB se reúne com líder da bancada baiana, Marcelo Nilo, e Cacá Leão
terça-feira 16 de março de 2021 às 17:06h

Presidente da UPB se reúne com líder da bancada baiana, Marcelo Nilo, e Cacá Leão

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Reunião aconteceu na manhã desta terça-feira (16)

Diante da decisão do Governo Federal, comunicada pelo Exército, pela suspensão da captação de água e distribuição pela Operação Carro-Pipa, situação que afeta diversos municípios baianos, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Jequié, Zé Cocá, se reuniu na manhã desta terça-feira (16), com o líder da bancada baiana, o deputado federal, Marcelo Nilo e o deputado federal Cacá Leão e com o Superintendente de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia, Paulo Sérgio Luz para buscar soluções para retorno da Operação, que dá suporte aos municípios que sofrem com a seca ou estiagem.

“A operação carro-pipa nos preocupa muito, pois grande parte dos municípios baianos sofrem com a seca. E agora com a crise em que estamos vivendo está todo mundo em colapso. Por isso com a parada do exército os municípios estão sem saber o fazer.”, destacou o presidente da UPB, Zé Cocá.

“Com toda certeza a Operação Carro-Pipa é algo super importante. A operação já está em nossa pauta para votação que vai acontecer semana que vem. Acredito que a partir do dia 24 tenhamos solução para esse problema para questão dos carros- pipas.”, afirmou o deputado federal Cacá Leão. Para o deputado federal, Marcelo Nilo o problema da seca é algo que afeta vários municípios do nosso estado. “As chuvas não estão no nível que imaginávamos. Várias regiões estão com falta de água e os carros-pipas seriam a salvação”, pontuou.

Presente na reunião, o Superintendente de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia, Paulo Sergio Luz disse que conforme reunião com o presidente da UPB, Zé Cocá, na semana passada, diversos municípios da Bahia estão passando por uma situação complicada. “Agradeço o empenho do presidente da UPB, Zé Cocá e por essa oportunidade de tentarmos solucionar a situação complicada que vive os municípios. O ano não está sendo como imaginávamos. Tem muitos municípios que estão tendo dificuldade para reconhecer a situação de emergência”, disse.

Operação Carro Pipa

A operação distribui água potável por meio de carro-pipa para a população situada nas regiões afetadas pela estiagem ou seca, na região do semiárido baiano. A ação é executada pelo Governo Federal através do exército brasileiro e Estado da Bahia através da Defesa Civil (SUDEC), em parceria com os municípios.

Para que o município seja incluso na Operação Carro Pipa (OCP) Federal é necessário que o decreto municipal de Situação de Emergência ou de Estado de Calamidade Pública seja reconhecido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), através de Portaria Federal.

Veja também

Justiça nomeia quatro administradores judiciais para Samarco

O juiz Adilon Resende, da 2ª Vara Empresarial de Belo Horizonte, deferiu nesta segunda-feira (12) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!