sexta-feira 19 de abril de 2024
Home / DESTAQUE / Primeira mulher negra toma posse como reitora de universidade federal na Bahia

Primeira mulher negra toma posse como reitora de universidade federal na Bahia

segunda-feira 25 de junho de 2018 às 06:03h

É a primeira vez que uma mulher negra assume a reitoria de uma universidade federal no Brasil. A nova reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica Guimarães da Luz, tomou posse na última semana na sede do Ministério da Educação, em Brasília.

Joana Luz tem 12 anos de experiência em gestão na área de educação no estado da Bahia. Além de ser formada em geologia e doutora em engenharia ambiental. Dentre as causas que participou ativamente, está o fomento à educação a distância na universidade pública.

Segundo ela, essa medida facilita a inserção dos estudantes, que por falta de condições não têm perspectiva em relação ao ensino superior. “Muitas vezes, por terem uma vida tão difícil e por falta de condições, eles não conseguem vislumbrar que a universidade está ali do lado”, reiterou.

Durante a posse, o ministro da Educação, Rossieli Soares, destacou a relevância da nomeação da reitora para o cenário da educação brasileira.

“A universidade tem uma referência muito grande em formação de professores, no processo de continuidade, de olhar para o desenvolvimento de uma região importante do Brasil, como o sul da Bahia. Assim, é um momento importante ter a nova reitora, olhando para frente, investindo dentro da universidade e olhando para o desenvolvimento da região”, ponderou o ministro.

A Reitora possui Doutorado em Engenharia Ambiental pela Cornell University (EUA) e Estágio pós-doutoral na Brown University (EUA).

Veja também

Programa da prefeitura promove cursos de qualificação profissional para assistidos

Alunos do curso de Panificação do projeto Vida Nova Cursos de Qualificação, realizado pela Prefeitura …

3 comentários

  1. Nilma Lino Gomes foi a primeira.

  2. Para o BRASIL é um avanço muito grande ter uma REITORA negra , isto significa que a negritude brasileira está evoluído, apesar de passos bem lentos. Precisamos fazer valer nossos direitos : mais políticas públicas para os negros e para as negras brasileiras.PARABÉNS.

  3. Parabéns a nova reitora UFSB, Doutora Joana LUZ. Sucesso na nova jornada na função de reitora.
    Que serva de exemplo para as mulheres, especificamente a mulher negra brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas