domingo 7 de março de 2021
Foto: Reprodução/AFP
Home / Mundo / MUNDO / Propagação de novo vírus na China revive temores da SARS
terça-feira 21 de janeiro de 2020 às 14:34h

Propagação de novo vírus na China revive temores da SARS

MUNDO, NOTÍCIAS


Os cientistas se perguntam sobre a origem e as consequências do misterioso vírus da família da SARS que se propaga rapidamente pela China, onde matou seis pessoas e infectou quase 300, e que já chegou à Tailândia, ao Japão e à Coreia do Sul.

O que é o coronavírus?

A agência de saúde da ONU aponta que o surto da doença na cidade de Wuhan, no centro da China, tem origem em uma cepa nunca vista, pertencente a uma grande família de vírus que inclui aqueles que causam desde o resfriado comum até doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS).

Segundo o chefe do Departamento de Epidemiologia do Instituto Pasteur em Paris, Arnaud Fontanet, a nova cepa é o sétimo tipo conhecido de coronavírus que os humanos podem contrair.

“Acreditamos que a fonte pode ter sido animais vendidos no mercado de peixes da cidade e, de lá, passou para a população humana”, disse à AFP.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que “uma fonte animal parece ser a origem primária mais provável (…) com uma transmissão limitada de pessoa para pessoa entre contatos próximos”.

O surto causa alarme, por seu vínculo com a SARS, que matou 349 pessoas na China continental e outras 299 em Hong Kong, no período 2002-2003.

Fontanet disse que a atual cepa viral é 80% geneticamente idêntica à SARS.

Veja também

MDB negocia cargo no Ministério de Desenvolvimento Regional

O MDB de Baleia Rossi está na área. Segundo ao jornalista Lauro Jardim em sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!