quarta-feira 21 de abril de 2021
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / PT comemora 40 anos na AL-BA com entrega de Comenda 2 de Julho
sábado 8 de fevereiro de 2020 às 17:54h

PT comemora 40 anos na AL-BA com entrega de Comenda 2 de Julho

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Nesta segunda-feira (10) a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) realizará uma Sessão Especial em comemoração aos 40 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT). Proposta pela Bancada do PT na Alba, através do líder Marcelino Galo, o evento será no plenário da Casa Legislativa, às 9h30. Durante a sessão será entregue a Comenda 2 de Julho ao primeiro deputado petista na AL-BA, Alcides Modesto, proposta por Marcelino Galo, e outra para o economista, professor e ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, proposta pelo Líder do Governo, deputado Rosemberg Pinto.

A sessão especial contará com diversas representações políticas, movimentos sociais e personalidades que marcaram a trajetória do PT. A data, 10 de fevereiro, marca o começo do maior partido político de esquerda da América Latina e o maior do Brasil, que foi criado em 1980 em resistência à ditadura militar, a favor da luta pela redemocratização do país e com o objetivo de promover mudanças na vida de trabalhadores e trabalhadoras no campo e na cidade.

Entre os fatos marcantes na história do PT, assim como o legado dos governos petistas ao longo dos anos, destaca-se o primeiro presidente eleito pela sigla, Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira mulher presidenta da República, Dilma Rousseff, além das políticas públicas e programas sociais como Fome Zero, Bolsa Família, Mais Médicos, Programas de Cisternas, Minha Casa Minha Vida, Luz para Todos, Prouni, entre outros.

Homenagem

Integrando a programação em comemoração aos 40 anos do PT, será entregue a Comenda 2 de Julho para o ex-deputado Alcides Modesto e para o economista, professor e ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. A homenagem é a maior honraria da Casa concedida para pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da Bahia.

Professor, filósofo e ex-deputado pelo Partido dos Trabalhadores, Alcides Modesto é natural do município de Remanso, atuou no movimento sindical, na pastoral da Igreja Católica, foi presidente do PT de Paulo Afonso em 1983, primeiro deputado estadual do PT na Assembleia Legislativa da Bahia (1987) e deputado federal em 1990. Seus mandatos foram pautados na defesa da agricultura, do trabalhador rural e na luta contra a violência no campo. O Líder do PT na Alba, Deputado Marcelino Galo, é o proponente da honraria.

José Sérgio Gabrielli também será homenageado com a Comenda 2 de Julho. Economista, professor e ex-presidente da Petrobras, Gabrielli foi considerado um dos maiores gestores da Petrobras, recebeu o prêmio de melhor executivo de finanças da América Latina pelo International Stevie Business Awards, foi Secretário do Planejamento do Estado da Bahia e considerado um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009, pela Revista Época. O Líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Deputado Rosemberg Pinto, é o proponente da honraria.

Veja também

Mais de 335 quilômetros de rodovias passarão por recuperação no oeste da Bahia

Mais de 335 quilômetros de rodovias serão recuperados pelo Governo do Estado no oeste da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!