sexta-feira 30 de outubro de 2020
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / ‘Renda Cidadã estará ‘dentro do teto de gastos’, diz senador Márcio Bittar ao lado de Paulo Guedes
segunda-feira 5 de outubro de 2020 às 15:24h

‘Renda Cidadã estará ‘dentro do teto de gastos’, diz senador Márcio Bittar ao lado de Paulo Guedes

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O senador Márcio Bittar (MDB-AC) afirmou nesta segunda-feira (5), após reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, que quaisquer soluções de financiamento para o Renda Cidadã precisarão observar o teto de gastos do governo. Ele evitou, no entanto, falar sobre qual será a solução para financiar o novo programa social do governo de Jair Bolsonaro.

Ao lado do ministro da Economia, Paulo Guedes, Bittar afirmou a jornalistas, na saída do ministério, que a proposta da Renda Cidadã estará dentro do teto. Segundo ele, a intenção é que seu relatório sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Emergencial, que abarcará o Renda Cidadã, seja apresentado na manhã da próxima quarta-feira, dia 7.

Bittar afirmou que é preciso resolver o problema relacionado ao financiamento do programa e disse que é “normal” haver turbulências nestas discussões. “Houve turbulências, é normal, são relações humanas”, disse, em referência à intensificação das disputas dentro do governo sobre como bancar o programa.

Na última sexta-feira, houve tensão pública entre o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Na ocasião, como informou o Broadcast, Marinho criticou Guedes em reunião com analistas. Em reação, Guedes afirmou que, caso as críticas tenham de fato ocorrido, Marinho seria “despreparado, desleal e fura teto”.

Hoje, Bittar afirmou que toda demanda relacionada ao Renda Cidadã terá que passar pelo “carimbo” da equipe do ministro Paulo Guedes. Ele afirmou ainda que, na última semana, buscou a ajuda do presidente da Câmara, deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), para viabilizar o programa. Bittar não deu detalhes sobre como o programa será financiado. Inclusive, evitou descartar a possibilidade de uso de precatórios para viabilizar o Renda Cidadã.

Apesar de estar ao lado de Bittar, Guedes evitou responder a questionamentos da imprensa. Ele saiu do ministério em carro oficial e, inclusive, não confirmou se participará de jantar com Maia na noite de hoje.

Como informou o Broadcast, Guedes e Maia podem se encontrar na noite de hoje para tentar desinterditar o debate sobre o Renda Cidadã. O encontro pode ocorrer num jantar na casa do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas, relator, no órgão, das matérias relativas ao Ministério da Economia e interlocutor próximo de Maia e de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na manhã de hoje, Bittar esteve reunido com Marinho e o presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio da Alvorada, para um café da manhã. Guedes não participou do encontro.

Veja também

Prefeito de Correntina sofre representação no MP-BA

Na sessão desta quinta-feira (29), realizada por meio eletrônico, os conselheiros do Tribunal de Contas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!