sexta-feira 19 de abril de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Reunião da UPB com Central de Regulação do Estado busca otimizar o sistema nos municípios
quarta-feira 7 de julho de 2021 às 17:55h

Reunião da UPB com Central de Regulação do Estado busca otimizar o sistema nos municípios

NOTÍCIAS


Buscando esclarecimentos para otimizar o sistema de regulação da saúde dos municípios dentro das macrorregiões do estado, a Câmara Setorial de Saúde da UPB se reuniu com a Diretoria de Regulação da Assistência à Saúde (Direg), da Secretária de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), na última terça-feira (6). A comissão, composta pelo vice-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Belo Campo, José Henrique Tigre, Quinho, pela prefeita de Nilo Peçanha, Jaqueline Soares e pelo prefeito de Encruzilhada, Wekisley Teixeira, Dr. Ley, foi recebida pela diretora de Regulação, Rita de Cássia.

“Viemos conhecer o sistema e esclarecer algumas dúvidas dos municípios. Tentar alinhar um protocolo para otimizar a utilização do sistema para nós e para eles. Sabemos que hoje a regulação está mais eficiente do que antes, mas as demandas dos munícipes pelo SUS são enormes. Eu sou um defensor do SUS e vou ajudar como puder”, declara o vice-presidente da UPB e prefeito de Belo Campo, Quinho.

Dr. Ley, prefeito de Encruzilhada, acrescenta que a regulação das macrorregiões é uma pauta importante e a necessidade desse alinhamento com quem realmente alimenta o sistema é urgente. “A Bahia é extensa, e com definições geográficas bem particulares. A UPB entende isso porque estamos no dia a dia com os colegas, dividindo os problemas e em busca de soluções conjuntas”, afirma o gestor.

“Qualificar a mão-de-obra que lida com esse sistema é o primeiro passo que decidimos aqui. Sou enfermeira e conheço a regulação. Trabalhei vinte anos na saúde, antes de estar prefeita. Sei que informação salva, e, hoje temos dificuldades geográficas dos serviços nas macrorregiões“, explica Jaqueline, prefeita de Nilo Peçanha. Decidimos como Câmara Setorial de Saúde da UPB focar esse olhar mais cuidadoso para tentar sanar as dificuldades que os municípios passam nas unidades, reforça a prefeita.

A diretora de Regulação, Rita de Cássia, com a equipe técnica da Direg explicou, de forma detalhada, a logística atual da Central de Regulações e todas as diretrizes operacionais e protocolos utilizados. “A regulação de pacientes é uma ferramenta de democratização do acesso. A decisão de internação, é sempre pautada na gravidade do caso e não pela proximidade”, explica Rita.

“A reunião aqui foi muito proveitosa e esclarecedora. Vamos trabalhar, como sempre, ajudando um ao outro visando o melhor resultado para nossa população. Só que, agora, de forma mais alinhada e informada”, conclui o vice-presidente da UPB, Quinho.

Veja também

IA será capaz de se reproduzir sem ajuda humana até 2028, diz CEO da Anthropic

O CEO da startup Anthropic, Dario Amodei, lançou um alerta que parece cena de cinema …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas