sábado 26 de setembro de 2020
Foto: Manu Dias / Governo da Bahia
Home / DESTAQUE / Rui Costa marca reunião extraordinária com partidos
sábado 15 de agosto de 2020 às 08:45h

Rui Costa marca reunião extraordinária com partidos

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O governador Rui Costa (PT) mandou intermediários deixarem os representantes de partidos de sua base que têm candidaturas em Salvador de prontidão para uma reunião extraordinária.

O evento, segundo o site de Evilásio Junior, pode acontecer neste fim de semana e o objetivo é discutir a próxima eleição municipal.

A pouco mais de duas semanas da abertura do período de convenções estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – de 31 de agosto a 16 de setembro –, o chefe do Executivo baiano ainda tem enfrentado dificuldade em formar a chapa da sua escolhida, Denice Santiago (PT). O principal encalço é convencer as siglas a abandonarem seus próprios projetos a fim de endossar o nome da major como principal adversária de Bruno Reis (DEM).

A missão se tornou ainda mais difícil com a mudança na legislação que, a partir deste ano, impede a formação de coligações proporcionais. Com cada partido em busca de cadeiras na Câmara Municipal, já era esperada a explosão de aspirantes ao Palácio Thomé de Souza para tentar puxar votos e eleger o maior número possível de vereadores.

Para Rui, o objetivo é colocar outra mulher como vice, mas, por enquanto, não há sequer homem disponível para a empreitada fora do PT. O PSB, o PCdoB e o Avante argumentam que as candidaturas de Lídice da Mata, Olívia Santana e Sargento Isidório, respectivamente, atendem a uma determinação nacional de suas legendas. O Podemos se uniu com Rede e PTC e anunciou a pré-chapa Bacelar-Magno Lavigne. O PSD diz que Eleusa Coronel vai até o fim. O PP está com Olívia. O PDT e o PL, sobretudo o primeiro, estão cada vez mais próximos ficar de vez ao lado do prefeito ACM Neto.

Justamente em função da praticamente irreversível debandada dos pedetistas – com a chegada do comandante nacional Carlos Lupi na próxima semana à cidade para bater o martelo –, Rui também terá um encontro nas próximas horas com o presidente dos liberais na Bahia, o ex-deputado federal José Carlos Araújo. A intenção é oferecer os espaços até então ocupados pela sigla brizolista, a exemplo da Secretaria de Agricultura, e oferecer a vice de Denice ao cantor gospel Irmão Lázaro.

Segundo o Evilásio Junior, o problema é que o ex-vocalista do Olodum,  ex-deputado e ex-candidato a senador na chapa de José Ronaldo de Carvalho (DEM), em 2018, ainda é muito próximo a Bruno e está mais perto de se lançar postulante ao Legislativo, garantir um novo mandato e assumir uma portentosa pasta em uma possível futura gestão do democrata.

Veja também

Mesmo com perdas de R$260 milhões, Salvador investe R$575 milhões na pandemia

Secretário da Fazenda apresenta relatório fiscal em audiência pública virtual com vereadores Em audiência pública …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!