sábado 31 de outubro de 2020
Candidatos a prefeito de Salvador que participaram de horário eleitoral na TV — Foto: Montagem / G1
Home / NOTÍCIAS / Saiba como foi o primeiro dia do horário eleitoral dos candidatos a prefeito de Salvador na TV
sexta-feira 9 de outubro de 2020 às 16:02h

Saiba como foi o primeiro dia do horário eleitoral dos candidatos a prefeito de Salvador na TV

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Candidatos a prefeito de Salvador estrearam, no início da tarde deste sexta-feira (9), no horário eleitoral da televisão.

Os candidatos têm tempos diferentes na propaganda eleitoral, calculados com base no número de partidos que integram a coligação e no tamanho da bancada que cada um desses partidos tem na Câmara dos Deputados.

Saiba o que eles disseram nas primeiras peças de propaganda apresentadas na TV (na ordem de aparição no programa desta sexta conforme o G1):

Bruno Reis (DEM) no primeiro dia de propaganda eleitoral — Foto: Reprodução
Bruno Reis (DEM) no primeiro dia de propaganda eleitoral — Foto: Reprodução

Bruno Reis (4 minutos e 35 segundos) – O candidato começou o programa eleitoral prometendo uma boa gestão, caso seja eleito. “Quando me disponho a fazer alguma coisa, eu procuro fazer bem feito, e quando eu tenho um objetivo, eu não descanso enquanto eu não alcanço. E, graças a Deus, graças a Deus, tudo no seu tempo, tudo na sua hora, porque nem sempre o nosso tempo é o tempo das coisas. Agradeço muito a Deus por tudo na minha vida”.

Em seguida, falou um pouco sobre suas características como pessoa. “Com 9 anos eu era praticamente um homem. Tive que ajudar a minha avó a administrar as contas de casa e, com certeza, isso fez com que eu amadurecesse muito cedo e contribuiu para o homem que sou hoje. Tive que adquirir maturidade, equilíbrio emocional, posso dizer resiliência, paciência, muito cedo e, também, essa garra, disposição que eu tenho, as pessoas dizem: ‘você tem muita força'”.

O programa eleitoral de Bruno Reis contou com a participação do atual prefeito de Salvador, ACM Neto, e de alguns moradores da capital. O candidato também apresentou a candidata a vice na chapa, Ana Paula. “Ana é uma pessoa extremamente inteligente, se formou em duas universidades, fez mestrado, é uma pessoa especial, uma pessoa que só fez o bem e chegou até aqui, porque quem planta o bem, colhe o bem, foi o que ela fez a vida toda”.

Celsinho Cotrim (PROS) no primeiro dia de propaganda eleitoral — Foto: Reprodução
Celsinho Cotrim (PROS) no primeiro dia de propaganda eleitoral — Foto: Reprodução

Celsinho Cotrim (18 segundos) – “Em 2004, eu criei o Simm e gerei 26 mil empregos na cidade de Salvador. Agora, como prefeito, eu preciso da sua oportunidade para poder gerar muito mais”, disse.

Olívia Santana (PC do B) no primeiro dia de propaganda eleitoral — Foto: Reprodução
Olívia Santana (PC do B) no primeiro dia de propaganda eleitoral — Foto: Reprodução

Olívia Santana (1 minuto de 10 segundos) – A candidata começou o programa eleitoral citando a desigualdade social. Ela contou que foi expulsa de casa, na gestão de um ex-prefeito, e morou em um terreno sem condições de moradia.

“Ainda na adolescência, prometi que dedicaria a minha vida à luta contra todo tipo de discriminação e sofrimento que atinge a nossa população. Me tornei pedagoga, vereadora, secretária de educação, secretária de políticas para mulheres e secretária do trabalho, emprego, renda e esporte. Tenho experiência, amor por nossa gente e muita raça para vencer os desafios. Quero tocar a obra que nunca foi iniciada em Salvador, a construção de uma cidade menos desigual e mais humana para toda sua gente”.

Pastor Sargento Isidório (Avante) no primeiro dia de propaganda eleitoral — Foto: Reprodução
Pastor Sargento Isidório (Avante) no primeiro dia de propaganda eleitoral — Foto: Reprodução

Pastor Sargento Isidório (1 minuto e 2 segundos) – No programa eleitoral, o candidato apresentou o hospital de tratamento contra drogas, que ele criou. A candidata a vice na chapa, Eleusa Coronel, também participou do programa.

“Essa é Fundação Doutor Jesus, o maior hospital de tratamento gratuito de dependência química da América Latina. Um lugar que tem fé em Deus e acredita na recuperação das famílias, o tempo todo. Não é maquiagem eleitoral. Mas eu não faço nada sozinho. Aqui eu conto com uma equipe de técnicos. Há 27 anos criamos essa fundação”.

Major Denice (PT) no primeiro dia de propaganda eleitoral — Foto: Reprodução
Major Denice (PT) no primeiro dia de propaganda eleitoral — Foto: Reprodução

Major Denice (1 minuto e 59 segundos) – A candidata iniciou o programa eleitoral falando que usaria o tempo para conversar com os eleitores. “Tudo bem com vocês? Espero que sim. Hoje está começando nossa campanha aqui na TV. E como nosso tempo é curtinho, resolvi dedicar esse tempo para a gente se conhecer melhor. Bater um papo mesmo. Resolvi não trazer clipes musicais, depoimentos de mainha, painho, de gente que me apoia, nenhuma superprodução. Vai ser assim mesmo, só eu e vocês. Ah, e nossa amiga Eurídice aqui, na tradução. Oi, Eurídice”.

Em seguida, ela se apresentou e falou um pouco sobre a sua família e trajetória de estudos. “Bom, primeiro deixa eu me apresentar, já que muitos de vocês não me conhecem. Eu sou a major Denice. Denice, com C mesmo, viu? Sou da periferia, do São Gonçalo do Retiro, e tenho um filho lindo, o João. Sempre me dediquei muito, fiz escola pública, e, com 18 anos, entrei na primeira turma de mulheres da Polícia Militar, como sargento. Fiz psicologia, mestrado e comecei doutorado. Aquela coisa, né? Trabalhando, estudando e criando meu filho sozinha, tudo ao mesmo tempo, como muitas de vocês, que estão me assistindo agora”.

A candidata encerrou o programa citando a Ronda Maria da Penha, programa de apoio a mulheres que sofrem violência doméstica. “Na polícia, eu tenho 30 anos. Construí uma história, que muito me orgulha, cheguei a major e criei a Ronda Maria da Penha, uma unidade referência no enfrentamento à violência contra a mulher no Brasil e no mundo, que já protegeu mais de 6 mil mulheres que sofreram violência doméstica. As mulheres e suas famílias, né? Foi na ronda que eu conheci ainda mais cada cantinho de Salvador. E onde também eu tive minhas melhores experiências em gestão, liderança e cuidado com as pessoas. Agora, a minha missão vai ser levar esse olhar e esse cuidado para toda cidade. Cuidar de gente. Quero ser a prefeita que vai continuar fazendo as obras, mas que vai pensar primeiro nas pessoas. Especialmente aquelas que mais precisam. Como alguém que já sentiu na pele cada dificuldade do nosso povo”.

Bacelar (Podemos) no primeiro dia de propaganda eleitoral — Foto: Reprodução
Bacelar (Podemos) no primeiro dia de propaganda eleitoral — Foto: Reprodução

Bacelar (35 segundos) – O candidato usou o programa eleitoral para se apresentar e falar sobre sua trajetória política. Durante os 35 segundos, uma voz feminina fez a locução da história dele.

Confira os tempos na propaganda em bloco:

  1. Coligação Salvador não pode parar (DEM, PDT, Republicanos, MDB, Solidariedade, Cidadania, PL, PSL, PSC, Patriota, PSDB, PV, DC, PMN e PTB), de Bruno Reis: 4 minutos e 35 segundos.
  2. Coligação Que cuida de gente (PSB e PT), de Major Denice: 1 minuto e 59 segundos.
  3. Coligação Experiência, amor e raça (PC do B e PP), de Olívia Santana: 1 minuto de 10 segundos.
  4. Coligação Vamos cuidar de gente (AVANTE, PMB e PSD), de Pastor Sargento Isidório: 1 minuto e 2 segundos.
  5. Coligação Salvador dos bairros é Salvador de todos (Podemos, Rede e PTC), de Bacelar: 35 segundos.
  6. Coligação Frente capital da resistência (PSOL, UP E PCB), de Hilton Coelho: 21 segundos.
  7. Partido Republicano da Ordem Social (PROS), de Celsinho Cotrim: 18 segundos.
  8. Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB): de Cezar Leite: 0 segundos.
  9. Partido da Causa Operária (PCO): de Rodrigo Pereira: 0 segundos.

Veja também

TSE abre caminho para oficializar criação do partido ‘Aliança Pelo Brasil’ de Bolsonaro

Uma portaria conjunta publicada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta última quinta-feira (29) sobre a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!