sábado 24 de julho de 2021
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Saiba como tirar a primeira via do título eleitoral pela internet
quarta-feira 16 de junho de 2021 às 16:43h

Saiba como tirar a primeira via do título eleitoral pela internet

NOTÍCIAS


De acordo com a Lei nº 4.737, de 15 de julho de 1965, fica instituído o código eleitoral brasileiro, assim o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os eleitores maiores de 18 anos, sendo facultativo para os analfabetos e os maiores de 70 anos, bem como para os maiores de 16 e menores de 18 anos. Assim, se você já possui idade para participar da vida política do país, confira o passo a passo para solicitar seu título eleitoral através da internet.

Para isso, basta abrir um requerimento acessando o sistema TítuloNet – por computador, tablet ou celular – e informar em qual estado você mora. Após isso, confira os documentos que serão necessários para realizar o seu requerimento. Em seguida, no campo referente ao Título de Eleitor, informe que não possui o documento e preencha os campos com seus dados pessoais (nome completo, e-mail, data de nascimento e nome do pai/mãe).

Além dessas informações, você precisará anexar, pelo menos, quatro fotos para comprovar sua identidade, uma selfie segurando o documento oficial de identificação, duas fotos do documento utilizado na selfie (frente e verso) e uma foto do comprovante de residência. Para homens com idade entre 18 e 45 anos, é necessário anexar o comprovante de quitação militar. Atente-se para a qualidade das imagens, elas devem ser totalmente legíveis para que a solicitação não seja negada pela Justiça Eleitoral.

Utilizando o número de protocolo gerado após a solicitação, você pode acompanhar o andamento do seu requerimento através da aba “Acompanhar Requerimento”. Lembre-se, basta realizar apenas uma solicitação. Abrir vários requerimentos pode atrasar o processo.

Veja também

Lula cogita indicar Rodrigo Maia a Ministério se for eleito presidente da República

O ex-presidente Lula estaria cogitando indicar o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!