quinta-feira 4 de março de 2021
Foto: Assessoria/SDE
Home / NOTÍCIAS / SDE e Serin tratam da Ford com vereadores de Camaçari
segunda-feira 18 de janeiro de 2021 às 17:59h

SDE e Serin tratam da Ford com vereadores de Camaçari

NOTÍCIAS, RMS


O vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), e o secretário de Relações Institucionais, Jonival Lucas, reuniram-se na manhã desta segunda-feira (18) com vereadores de Camaçari para debater soluções para o fechamento da Ford.

O vereador Júnior Borges, presidente da Câmara Municipal, e Waldir Freitas, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico do município, representaram a comitiva. Os representantes do governo destacaram o trabalho célere para substituir a Ford e que a empresa que for atraída encontrará instalações modernas e toda a infraestrutura na região, além de contar com o apoio do Governo do Estado na concessão de incentivos. Foi lembrado ainda durante a reunião o trabalho de atração de novas empresas para o Polo de Camaçari, a exemplo da Formitex, que está sendo implantado, a Bayer, que assumiu as operações da Monsanto e a Unigel que arrendou recentemente a unidade da FAFEN.

“Fizemos uma reunião muito proveitosa. Eu e o governador estamos indo à Brasília já com agenda marcada com embaixador chinês, coreano, indiano e diversas outras embaixadas para ver se trazemos alguma empresa para substituir a Ford. Estamos caminhando para isso. Vamos assinar esta semana um protocolo de intenções de mais uma empresa no Polo de Camaçari, que vai gerar mais de 1 mil empregos entre diretos e indiretos, com um investimento de R$ 1 bilhão. É caminhando para frente que se anda. A Ford fechou, vamos abrir novas ‘Fords’ em Camaçari. Essa é a ideia”, declara Leão.

Segundo o Secretário de Relações Institucionais da Bahia, Jonival Lucas, a reunião reforça o compromisso do Governo do Estado, por meio da Serin, da SDE e do grupo de trabalho montado: “O Governo do Estado está atento para parcerias, não apenas com Camaçari, mas com todos os municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS), para buscar soluções que possam contribuir para a manutenção dos empregos, da renda da RMS e de toda Bahia”.

O vereador Junior Borges falou da importância de manter a relação institucional ente os governos. “A provocação da Câmara de Vereadores se dá porque a gente entente que quem está na ponta são os vereadores. Estamos à disposição do Governo do Estado e do município para ser o elo entre as empresas que possivelmente podem vir a ocupar o parque industrial, que foi desocupado pela Ford. Camaçari representa 25% do PIB desse estado. Precisamos criar um plano estratégico para atrair outras empresas”, diz.

De acordo com dados levantados pela SDE, o complexo da Ford emprega diretamente cerca de 7 mil funcionários em até três turnos. Fornecedores externos geram 2,8 mil postos de trabalho e estima-se ainda em 75 a 80 mil os postos de trabalho indiretos impactados pela Ford. O complexo industrial da Ford na Bahia foi inaugurado em 2001. A marca foi a primeira fabricante de automóveis a se instalar no Nordeste do Brasil. A planta em Camaçari é a única fábrica de automóveis no Brasil que abriga um centro de design.

Veja também

Colbert apela para Estado aumentar leitos para Covid-19 em Feira de Santana

Governo Municipal vai ampliar em mais cinco leitos de UTI O prefeito de Feira de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!