quinta-feira 25 de abril de 2024
Foto: Reprodução/TV Bahia
Home / DESTAQUE / Secretário de Educação da Bahia detalha sobre os testes para Covid-19 em alunos
terça-feira 23 de junho de 2020 às 14:19h

Secretário de Educação da Bahia detalha sobre os testes para Covid-19 em alunos

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, detalhou em entrevista nesta terça-feira (23) ao Jornal da Manhã da Rede Bahia, sobre o cronograma da realização dos testes de Covid-19 que serão feitos em estudantes, funcionários e professores da rede estadual de Ipiaú, Uruçuca e Itajuípe, no sul do estado. A expectativa é testar 4.667 pessoas.

Segundo Jerônimo Rodrigues, os alunos, professores e funcionários passarão por testes a partir da próxima quinta-feira (25), das 8h às 19h. No sábado, os exames serão aplicados entre 8h e 13h. O processo será realizado até a próxima terça-feira (30). A meta é alcançar também os estudantes que moram e estudam nos distritos dos três municípios.

“O teste não é obrigatório. Nossa expectativa é que os estudantes estejam motivados a saber a realidade deles e da família. Dialogamos com eles para garantir a testagem nos municípios. Em Ipiaú temos uma comunidade rural, Córrego das Pedras, e a equipe irá até lá. Em Uruçuca também temos um distrito, Serra grande, faremos os testes na próxima localidade. Em Itajuípe não temos escolas em comunidades rurais, mas faremos uma corrida no interior do município para ver se faltou alguém. As escolas têm o endereço e a referência desses alunos. Para professor e servidor é mais tranquilo. Mas para estudantes, queremos nos deslocar até a zona rural, caso seja preciso”, disse o secretário.

Para evitar aglomerações, os estudantes serão organizados por ordem alfabética e notificados pela escola para se apresentarem por turnos. Também serão seguidos os protocolos de segurança, como uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para os aplicadores dos testes, além de máscara e álcool em gel para a utilização dos estudantes, professores e funcionários.

Em Ipiaú, os testes serão aplicados no Colégio Estadual de Ipiaú, Complexo Integrado de Educação, além do Centro de Apoio Pedagógico de Ipiaú (CAPI). Em Uruçuca os estudantes, professores e servidores serão testados no Colégio Estadual Carneiro Ribeiro e no Colégio Estadual de Serra Grande. Já em Itajuípe, a testagem será nos Colégios Polivalente e Estadual Luiz Viana Filho.

O secretário de educação do estado, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a aplicação de testes em estudantes do sul do estado — Foto: Reprodução/TV Bahia
O secretário de educação do estado, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a aplicação de testes em estudantes do sul do estado — Foto: Reprodução/TV Bahia

Jerônimo Rodrigues afirmou que a ideia é conhecer a realidade da comunidade escolar dos três municípios. A medida pode ser estendida para outras cidades em uma etapa posterior, desde que haja disponibilidade de testes.

“Estamos realizando um conjunto de protocolos para entender melhor a realidade da saúde dos nossos estudantes, professores e funcionários. Para isso, além de fazer atividades na própria escola e preparar a parte pedagógica, o governador determinou na última semana que pegássemos três ou quatro municípios para conhecer a realidade da quantidade de estudantes com coronavírus. Pegamos três municípios nessa primeira etapa. A expectativa é fazer em outros”.

“Estamos com o secretário Vilas-Boas coordenando essa parte da disponibilização do material para os exames, os EPI’s. As prefeituras estão entrando com as equipes da secretaria de saúde, nosso núcleo regional de saúde da mesma forma. Vai depender da disponibilidade dos exames na Sesab. O governador autorizou a gente a definir os municípios para ver a real possibilidade de compra ou de relação com o Ministério”, completou.

As aulas nas escolas baianas estão suspensas desde março. Na última semana, o governador Rui Costa prorrogou a medida até o início de julho. Segundo Jerônimo Rodrigues, enquanto os alunos não retornam, a Secretaria de Educação tem trabalhado para preparar as instituições de ensino para uma nova realidade.

“Estamos nos preparando para quando chegar a hora a gente não perder tempo em correr atrás de preparar escolas com equipamentos de álcool em gel, pias. Estamos adiantando essa etapa do protocolo e aguardando os estudos da Sesab para ver a hora com maior garantia. Estamos fazendo isso também no diálogo com as prefeituras com o setor privado. Estamos aguardando o momento mais seguro possível”, concluiu.

Veja também

Fundação Pedro Calmon encerra agenda em Bogotá com visita a embaixada do Brasil na Colômbia

Completando a sua última agenda na Colômbia, na última terça-feira (23), representantes da Fundação Pedro …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas