sexta-feira 23 de abril de 2021
Foto: Reprodução/TV Bahia
Home / DESTAQUE / Secretário Léo Prates anuncia restrição em UPAs a partir desta segunda-feira; entenda quem será atendido
sábado 27 de fevereiro de 2021 às 06:13h

Secretário Léo Prates anuncia restrição em UPAs a partir desta segunda-feira; entenda quem será atendido

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O secretário municipal de Saúde, Leo Prates (PDT), anunciou que pacientes com sintomas leves serão atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), após triagem feita por um médico em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A medida terá início a partir desta segunda-feira (1º) e será válida até sexta-feira (5), Prates explicou que a medida acordada com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) visa evitar aglomerações nas UPAs.

“As UPAs são unidades vocacionadas a urgência e emergência, por isso, os pacientes que na triagem feita por um médico forem classificados como azul e verde [classificação de sintomas leves], não serão atendidos nas UPAs. Serão encaminhados para as UBS para evitar aglomeração nas UPAs”, afirmou o secretário em áudio encaminhado à imprensa.

Prates explicou ainda que o novo método de funcionamento  será válido tanto para as UPAs de Salvador quanto estaduais. A medida será válida de segunda até sexta pois durante o final de semana as UBS não funcionam, dessa forma, sábado e domingo as UPAs atenderão, também,  pacientes com sintomas leves.

“Sintomas leves devem ser tratados nas Unidades Básicas, nós estamos restringindo as UPAs de segunda a sexta-feira, não atenderemos pacientes com sintomas leves […] pacientes sem gravidade receberão atendimento na UBS como regra o Sistema Único de Saúde (SUS)”, reforçou o secretário.

Veja também

Mais de 16 mil pessoas tomaram doses trocadas de vacina contra Covid, diz jornal

Pelo menos 16,5 mil pessoas foram vacinadas com doses trocadas de imunizantes diferentes contra a Covid-19 no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!