terça-feira 18 de maio de 2021
Foto: Jefferson Peixoto/Secom
Home / NOTÍCIAS / Semáforos inteligentes garantem fluidez ao trânsito de Salvador
quarta-feira 4 de novembro de 2020 às 14:56h

Semáforos inteligentes garantem fluidez ao trânsito de Salvador

NOTÍCIAS


Há cerca de três anos, Salvador passou a contar com a tecnologia de semáforos inteligentes que possibilitaram mais fluidez ao trânsito da cidade. Atualmente, são 128 equipamentos do tipo implantados em trechos que vão desde a Praça João Mangabeira, nos Barris, até o supermercado Makro, na Ligação Iguatemi-Paralela (LIP). O sistema também está presente em grandes corredores de tráfego como avenidas Garibaldi, Oceânica e Juracy Magalhães.

Segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), até o final deste ano, mais 29 semáforos inteligentes serão implantados nas avenidas Manoel Dias da Silva e Octávio Mangabeira, além do bairro do Comércio. Esse investimento em tecnologia e em soluções de ponta visa melhorar as condições de mobilidade, sobretudo em trechos críticos e movimentados.

Na prática, o semáforo inteligente permite o reconhecimento da demanda de veículos em determinados locais, ajustando o tempo de abertura e fechamento do tráfego. Os equipamentos são interligados por uma rede de fibra ótica, que possibilita a alteração do tempo semafórico, sempre considerando o fluxo de automóveis.

Diferente dos semáforos convencionais, que funcionam seguindo planilhas com horários pré-programados, sem um sistema que permita mudanças em tempo real. Essa programação se baseia nos horários e maior ou menor movimento na determinada via. Portanto, os semáforos inteligentes estão mais conectados ao dinamismo do trânsito. O sistema leva em consideração também a ocorrência de um congestionamento ou movimentação atípica na região, projetando mudanças automáticas.

O resultado é a redução no tempo de deslocamento e aumento da velocidade média onde foram instalados os equipamentos. O mesmo modelo é utilizado em cidades como Moscou, na Rússia, e Madri, na Espanha.

Veja também

Salvador tem cerca de 270 mil eleitores com título cancelado; veja como regularizar

Em Salvador, maior colégio eleitoral da Bahia, 269.568 eleitores estão com títulos cancelados (excluindo óbitos). …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!