terça-feira 23 de abril de 2024
Foto: Assessoria
Home / NOTÍCIAS / Senador baiano se diz ‘perplexo’ com plano do governo sobre fixar ICMS para combustíveis
sexta-feira 5 de fevereiro de 2021 às 17:13h

Senador baiano se diz ‘perplexo’ com plano do governo sobre fixar ICMS para combustíveis

NOTÍCIAS


O senador baiano Otto Alencar (PSD), indicado pela cúpula do Senado para presidir a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nos próximos dois anos, criticou, em entrevista publicada pelo jornal Estado de S.Paulo, sobre a proposta apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro para um valor fixo do ICMS sobre combustíveis.

Nesta sexta-feira (5) Bolsonaro repetiu a promessa de enviar um projeto de lei ao Congresso para estabelecer um valor fixo de ICMS sobre combustíveis e dar mais previsibilidade aos motoristas, como já tinha dito que ia fazer há um ano. O argumento é oferecer uma solução para a insatisfação dos caminhoneiros com o custo do diesel. Outro caminho seria cobrar o tributo nas refinarias e não nas bombas. O ICMS, porém, é cobrado pelos Estados, e não pelo governo federal.

“Eu vejo com perplexidade. Esse é um imposto de autonomia dos Estados. Os Estados têm autonomia política, financeira e administrativa, está na Constituição. Se ele quiser realmente diminuir os impostos, que sejam os federais. Ele não vai fazer isso porque não quer diminuir arrecadação”, afirmou Otto Alencar. “Depois, o Bolsonaro fala que os Estados não podem alterar o que ele quer fazer. Foi uma confusão, como é sempre aquilo que o presidente fala de economia”.

Veja também

‘Cinturão 44’ na região metropolitana de Salvador não foi planejado, mas vai se consolidar nas eleições, diz Paulo Azi

“Não foi algo previamente articulado, mas terminou sendo uma tendência que vai ocorrer agora nas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas