sexta-feira 7 de maio de 2021
Foto: Divulgação/Ag.Senado
Home / NOTÍCIAS / Senador pede que estados e municípios sejam investigados pela CPI da Pandemia
domingo 11 de abril de 2021 às 06:38h

Senador pede que estados e municípios sejam investigados pela CPI da Pandemia

NOTÍCIAS


O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) apresentou, neste último sábado (10), pedido de aditamento à CPI da Pandemia: ele quer que atos de estados e municípios também sejam investigados pelo colegiado.

Ao criticar a decisão de Luís Roberto Barroso que determina a instalação da CPI, Jair Bolsonaro tem questionado “por que estados e municípios não serão investigados”.

— A CPI não é para apurar desvio de recursos de governadores. É para apurar, segundo está lá na ementa do pedido de CPI, omissões do governo federal. Ou seja, uma jogadinha casada, Barroso e bancada de esquerda do Senado para desgastar o governo. Eles não querem saber o que aconteceu com os bilhões desviados por alguns governadores e alguns poucos prefeitos também — disse Bolsonaro na sexta-feira.

Apresentada por Randolfe Rodrigues (Rede-AP) com número de assinaturas necessárias para o pedido, ela prevê segundo a coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo, a apuração das “ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia”.

Vieira quer ampliar o escopo para “atos praticados por agentes políticos e administrativos dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na gestão de recursos públicos federais destinados a custear as políticas sanitárias adotadas com o objetivo de combater a Pandemia da Covid-19”.

Ele apresentou requerimento com a intenção de que ele seja votado no plenário da Casa.

“Assim como as competências, as responsabilidades são também distribuídas. Dessa forma, não cabe, a nosso ver, instituir uma comissão parlamentar de inquérito para proceder à investigação da atuação dos órgãos estatais diante da Pandemia do Covid-19 e limitar o seu escopo exclusivamente aos agentes públicos federais”, explica o senador no requerimento.

Eduardo Girão (Podemos-CE) tentou apresentar um pedido de CPI mais amplo do que a de Randolfe. Incluía justamente estados e municípios entre os investigados. Ele, porém, não conseguiu recolher o número de assinaturas necessárias (27) para protocolar.

Veja também

Tribunal absolve governador de Santa Catarina, que reassumirá o cargo

Por minoria dos votos, o Tribunal Especial de Julgamento, instalado pela Assembleia Legislativa de Santa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!