domingo 7 de março de 2021
Fotos: Betto Jr/Secom
Home / NOTÍCIAS / Servidores municipais podem acompanhar processo de aposentadoria pelo site ou app
sexta-feira 22 de janeiro de 2021 às 16:47h

Servidores municipais podem acompanhar processo de aposentadoria pelo site ou app

NOTÍCIAS


Os servidores municipais em processo de aposentadoria, já aposentados ou pensionistas podem acompanhar o processo de pensão pelo Sisprev Web. Os detalhes da ferramenta foram apresentados nesta sexta-feira (22) pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado da vice, Ana Paula Matos; do titular da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), Thiago Dantas; e do diretor de Previdência da pasta, Daniel Ribeiro.

A partir de hoje será possível solicitar e acompanhar o andamento dos pedidos de pensão e de aposentadoria em tempo real por meio eletrônico. As solicitações poderão ser feitas pela internet e por aplicativo no celular. Com isso, o tempo mínimo para a concessão de pensão terá uma redução de cinco meses e o mínimo para a concessão de aposentadoria, uma redução de nove meses.

Certidões, atestados médicos e Certidão de Tempo de Contribuição também poderão ser validadas pelo Sisprev Web. Além disso, a partir de abril, a prova de vida também poderá ser feita por meio eletrônico.

Com a automatização dos processos que tramitam na Diretoria de Previdência da Semge, o órgão passa a ter custo zero com papel e redução de despesas com impressão, combustível e ocupação do espaço físico, ações que proporcionam mais economia e eficiência para a Administração Municipal. A automatização é fruto de um dos principais eixos do Programa de Renovação da Previdência, que é o investimento em tecnologia.

“Um dos diferenciais para esta gestão seria o investimento em tecnologia e inovação. A pandemia acelerou muitos dos processos e passamos a nos ajustar a essa nova realidade. Com o Sisprev Web, destaco três benefícios, sendo um deles o fim do processo em papel, gerando uma série de benefícios como economia, agilidade e segurança para os usuários. Além disso, há o benefício para os inativos e aqueles que querem se aposentar poderem acompanhar facilmente o processo. Por fim, haverá também economia de tempo e deslocamento para o servidor em processo de aposentadoria”, afirmou Bruno Reis.

Primeira beneficiada

Na ocasião, foi concedida a primeira aposentadoria eletrônica por aplicativo para a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Joelice Braga. O ato marcou o início de uma nova era para a gestão municipal e também para a vida de Joelice, que dedicou 33 anos de sua vida para a melhoria da rede municipal de ensino.

“É um misto de emoções que estou sentindo. Esse dia de hoje me faz lembrar o início da minha carreira, toda a trajetória que eu tive nessa rede municipal de ensino, que é tão rara para mim. Tudo que eu sou hoje como pessoa e profissional eu devo a essa rede. Então é uma alegria muito grande ter um ato como esse tão importante na vida do servidor público, celebrado dessa forma, e mais do que isso, com a certeza de dever cumprido, de que tudo que eu fiz sempre foi voltado para as crianças, os jovens, adultos e idosos da rede municipal de ensino de Salvador”, contou a servidora após receber a aposentadoria.

Marco

Com investimento de R$750 mil, o Programa de Renovação da Previdência começou a ser desenvolvido no ano passado e teve como um dos eixos principais o investimento em tecnologia, que deu origem hoje ao Sisprev Web. Segundo o secretário de gestão, Thiago Dantas, o sistema trará melhorias significativas para o dia a dia da Diretoria de Previdência.

“É um marco de gestão, dentro do contexto do programa de renovação da Previdência que vem acontecendo desde o ano passado. Esse sistema vai automatizar de ponta a ponta todos os processos que tramitam pela Diretoria de Previdência da Semge. Vamos ganhar uma velocidade muito significativa, ao ter um sistema que vai permitir ampla acessibilidade, sem a necessidade de que as pessoas busquem as instalações físicas para fazer os seus requerimentos”, afirmou.

O Sisprev Web vai tornar muito mais ágil o processo de acompanhamento e concessão de pensões e aposentadorias. Atualmente, a Prefeitura de Salvador conta com uma média de 10 a 11 mil beneficiários do sistema previdenciário do Município, incluindo pensionistas e aposentados.

Veja também

Bolsonaro deseja impedir que prefeitos e governadores comprem vacinas

“Guiando-se pela aversão de Jair Bolsonaro à ciência, o ministro da Saúde se absteve de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!