sexta-feira 29 de março de 2024
Foto: Ascom Rosemberg Pinto / Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Servidores pedem retirada da PEC e exigem diálogo com Rui Costa
terça-feira 7 de janeiro de 2020 às 18:46h

Servidores pedem retirada da PEC e exigem diálogo com Rui Costa

NOTÍCIAS


A retirada da PEC da reforma da Previdência baiana da pauta da Assembleia Legislativa (AL-BA) foi a reivindicação central apresentada, nesta terça-feira (7), ao líder do governo, Rosemberg Pinto (PT), e outros deputados baianos que se reuniram com diversas categorias do serviço público para iniciar os debates sobre o texto enviado à Casa pelo governador Rui Costa (PT).

A iniciativa foi aprovada por entidades representativas dos servidores públicos do Estado e representantes das centrais sindicais CUT, CTP, Força Sindical e CSP com Lutas, que estiveram presentes no encontro, conforme publicou o Bahia Notícias.

A proposição das categorias é de que a retirada do projeto abra uma via de diálogo com o governo para a construção de um novo texto, pensado coletivamente e que permita as mudanças necessárias para uma Previdência sustentável, mas que não onere os servidores.

“Há um sentimento de unidade e de revolta muito grande nos servidores públicos pelo conteúdo e pela forma. Compreendemos que o governo do Estado precisa fazer adequação à portaria do governo federal, que é a alíquota de no mínimo 12% e a criação de uma Previdência complementar, mas o Estado da Bahia já fez essas duas coisas ano passado”, destacou a vereadora de Salvador, Aladilce (PCdoB), que também participou da reunião de negociação.

“Se a Bahia já está dentro dessas exigências, não precisava dessa urgência, desse açodamento como o governador fez aqui. É praticamente como uma atitude de desprezo com os servidores públicos e democracia não se faz sem diálogo”, ponderou a vereadora.

Diante desse pleito, o líder do governo prometeu encaminhar a orientação à Secretaria de Relações Institucionais (Serin) e retomar o diálogo na sexta-feira (10). Pinto garantiu ainda que vai encaminhar as sugestões apresentadas pelo PCdoB “assim que o relator for definido” para que ele possa fazer uma análise em diálogo com o Executivo.

Veja também

Banco Central tem prejuízo de R$ 114,2 bilhões em 2023

Pelo segundo ano seguido, o Banco Central (BC) fechou o balanço no negativo. Depois de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas