quinta-feira 25 de abril de 2024
Home / JUSTIÇA / Toffoli cometeu crime de responsabilidade, diz deputada Janaina Paschoal
segunda-feira 23 de dezembro de 2019 às 04:53h

Toffoli cometeu crime de responsabilidade, diz deputada Janaina Paschoal

JUSTIÇA, POLÍTICA


Em entrevista ao jornal O Globo, Janaina Paschoal, jurista e deputada estadual de São Paulo, disse que o ministro Dias Toffoli cometeu crime de responsabilidade.

Janaina, que é autora de um pedido de impeachment contra o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que essa foi a motivação que a levou a protocolar a petição pela saída de Toffoli da Corte.

A parlamentar fez questão de citar algumas atitudes do ministro.

“O ministro Toffoli instaurou um inquérito sigiloso para investigar qualquer um que fale contra o Supremo e distribuiu esse inquérito à revelia das regras de distribuição; pediu para recolher uma revista (Crusoé) e na sequência suspendeu todas as apurações instauradas em informações do Coaf e da Receita Federal. Ele usou o poder dele de maneira absolutamente fora do padrão e, no caso da instauração do inquérito, se valendo da condição de presidente da Corte”, disse.

E acrescentou:

“Para mim, é flagrante crime de responsabilidade, que se agrava quando a gente constata por força de notícias de que havia movimentações suspeitas por parte dele e da família dele e também do ministro Gilmar Mendes e da sua família. Não estou dizendo que essas movimentações existam e que, eventualmente, haja algo ilícito, mas uma autoridade não pode usar o seu poder, usar uma roupagem de ação institucional para se blindar”, considerou Janaina.

Veja também

Votação de projeto que libera R$ 15,7 bilhões no Orçamento deve destravar sessão de vetos do Congresso

A votação pelo Senado de projeto que libera R$ 15,7 bilhões em gastos do governo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas