sexta-feira 18 de setembro de 2020
Home / CURIOSIDADES / TSE deve retomar julgamento de cotas para candidatos negros na eleição
terça-feira 18 de agosto de 2020 às 11:05h

TSE deve retomar julgamento de cotas para candidatos negros na eleição

CURIOSIDADES, NOTÍCIAS


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve retomar nesta semana o julgamento da consulta sobre a possibilidade de destinação de reserva de vagas e cota do Fundo Especial de Financiamento de Campanhas para candidatos negros, a exemplo do que já ocorre com mulheres.

O relator do processo, ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, afirmou nas considerações iniciais do seu voto que a sociedade brasileira já amadureceu para admitir que a democracia racial que se acreditava existir no país não passa de uma ilusão.

“O racismo brasileiro é estrutural. Isso significa que, mais do que um problema individual, o racismo está inserido nas estruturas políticas, sociais e econômicas, e no funcionamento das instituições, o que permite a reprodução e perpetuação da desigualdade de oportunidades para a população negra”, afirmou Barroso, conforme a coluna Radar.

O julgamento foi interrompido antes do recesso de julho por um pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes, que já liberou a matéria para a pauta.

Veja também

STF atende pedido do governo da Bahia e determina retirada da Força Nacional do extremo sul

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu na noite desta quinta-feira (17) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!