quinta-feira 5 de agosto de 2021
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Home / DESTAQUE / TSE permite pesquisas aprofundadas sobre os candidatos de cada eleição
segunda-feira 19 de julho de 2021 às 11:47h

TSE permite pesquisas aprofundadas sobre os candidatos de cada eleição

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Nas Eleições 2020, mais de 22 mil donas de casa se candidataram e nenhuma foi eleita. Nas eleições municipais anteriores, em 2016, a realidade não foi diferente: 24.434 candidatas declararam ter como ocupação os trabalhos domésticos e, da mesma forma, nenhuma eleita. Outra profissão muito apontada pelos candidatos, em 2020, foi a de agricultor, porém com resultado mais positivo nas urnas. Foram 38.070 agricultores candidatos e, desses, 6.165 eleitos.

A ocupação com maior índice entre os eleitos em 2020 foi a de vereador. Dos 24.793 candidatos, 13.116 foram eleitos. Em 2016, o índice positivo de aprovação nas urnas para os candidatos que apontaram ter essa ocupação também foi alto: 13.000 eleitos para 24.349 candidatos.

Encontrar dados assim e poder analisá-los com mais propriedade é uma tarefa que fica mais fácil com o auxílio do Repositório de Dados Eleitorais, um banco de dados completo disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). À disposição para consulta de qualquer interessado, a página reúne informações das Eleições de 1945 até 2020 e oferece arquivos que podem ser baixados por meio de softwares estatísticos.

O Repositório é uma importante ferramenta que garante a transparência das informações geridas pela Justiça Eleitoral. Criado em 2009, antes mesmo da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/ 2012), e constantemente aprimorado desde então, o RDE disponibiliza, no formato de planilhas, as informações completas sobre candidatos, eleitorado, resultado de eleições, comparecimentos e abstenções, partidos, pesquisas eleitorais, prestação de contas eleitorais e partidárias e a produção jurisdicional do TSE.

Como a demanda por conhecimento é crescente, o TSE resolveu deixar os dados disponíveis na internet para possibilitar a pesquisa mais rápida a qualquer interessado. As informações são acessadas com frequência por jornalistas, estudantes e advogados, que utilizam os dados para pesquisas sobre eleições.

Passo a passo

O RDE pode ser acessado por meio do menu “Eleitor e Eleições”, no topo do Portal do TSE, na opção “Estatísticas”. Ao acessar a página, basta clicar na opção “Repositório de Dados Eleitorais”.

Organizado pela área de Estatística do TSE, o banco traz informações por meio de arquivos que contêm dados brutos. Em alguns casos, depois de baixados, esses arquivos devem ser renomeados, trocando a extensão “.txt” por “.csv”, o que possibilitará a abertura das informações em qualquer editor de planilha eletrônica. Como o TSE disponibiliza apenas os dados brutos, qualquer consulta, filtro ou cruzamento é de responsabilidade do pesquisador.

Para levantar dados como os destacados nesta matéria, selecione o item “Candidatos” no menu à esquerda da página, depois o ano de interesse, e, então, na lista que aparece logo abaixo, clique em “Candidatos (formato ZIP)”.

RDE - 16.07.2021

Uma pasta formato ZIP será baixada no diretório que o usuário escolher no computador. Em seguida, basta clicar e escolher nessa pasta o documento que deseja pesquisar. Geralmente, nesta parte, são apresentados arquivos por Unidade da Federação (UF) e em nível nacional. Nela também é possível encontrar um arquivo de instruções e explicações sobre os campos das tabelas (com o nome LEIAME), o que ajuda bastante aqueles que não têm muita prática com esse tipo de pesquisa.

RDE - 16.07.2021

No caso da pesquisa sobre as ocupações dos candidatos, foi selecionado o arquivo nomeado como “BRASIL”. O arquivo aberto é similar à figura abaixo. Vale ressaltar que é necessário sempre checar a data de geração de arquivo, uma vez que os dados são atualizados conforme o andamento dos processos.

RDE - 16.07.2021

Selecione “Página Inicial” na aba superior. Aparecerão um desenho de filtro e a opção “Classificar e Filtrar”. Com isso, pequenas setas aparecerão no canto direito de cada campo do cabeçalho. Nesse caso pesquisado, o filtro ocorreu em um campo: “NM_TIPO_ELEICAO” (apenas ordinária). Depois do filtro aplicado, clique em “Inserir” – “tabela dinâmica” – “ok”.

RDE - 16.07.2021

Uma nova aba na planilha será criada. E, à direita, um menu com os campos da tabela dinâmica aparecerá. Selecione então os campos de interesse que você deseja pesquisar, arrastando-os para as áreas desta tabela para que os dados sejam gerados.

RDE - 16.07.2021

Conheça mais sobre o Repositório de Dados Eleitorais.

Veja também

Entenda o que está em jogo no projeto de regularização de terras públicas aprovado na Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei 2.633, aprovado na Câmara dos Deputados na última terça-feira (3), gera receios segundo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!