sexta-feira 19 de abril de 2024
Home / DESTAQUE / TSE proíbe defesa de políticos com dinheiro público, diz jornal
sábado 11 de maio de 2019 às 11:25h

TSE proíbe defesa de políticos com dinheiro público, diz jornal

DESTAQUE, JUSTIÇA


Como forma de impedir que o dinheiro público do Fundo Partidário seja usado para defender políticos na mira da Lava Jato, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) endureceu as penas impostas aos partidos no julgamento das contas anuais e proibiu a contratação de advogados para a defesa de filiados investigados.

Na Câmara Federal, conforme informações do jornal Estado de SP, deputados e dirigentes de partidos já discutem, nos bastidores, a possibilidade de criar uma lei para conter a ação da Corte, sob o argumento de que os magistrados estão legislando.

O valor que o TSE determinou como devolução aos cofres públicos por irregularidades encontradas na aplicação do fundo pelos partidos, aumentou em quase 40% em relação ao ano anterior. O número de siglas punidos também passou de 11 para 14 no mesmo período.

O fundo é uma espécie de “mesada” com dinheiro público destinado a bancar despesas do dia a dia dos partidos, como aluguel de imóveis, passagens aéreas, realização de eventos e contratação de pessoal. Anualmente, o TSE analisa as prestações de contas para saber se o dinheiro foi aplicado de forma correta.

Veja também

Ministro do STF determina retirada de tornozeleira de bicheiro Rogério Andrade

Andrade foi preso em flagrante em agosto por determinação da 1ª Vara Especializada em Crime …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas