sexta-feira 19 de abril de 2024
Home / GERAL / Vereador Edivaldo Ferreira sugere declarar reserva indígena em Lauro de Freitas como Patrimônio Cultural
quarta-feira 29 de maio de 2019 às 12:08h

Vereador Edivaldo Ferreira sugere declarar reserva indígena em Lauro de Freitas como Patrimônio Cultural

GERAL


A Reserva Indígena Thá-Fene é considerada uma das primeiras Organizações Indígena do Brasil

Na Sessão Ordinária da última terça-feira (28) na na câmara de vereadores de Lauro de Freitas, o vereador Edivaldo Ferreira (PSB), popularmente conhecido como Edivaldo ‘Palhaço’, apresentou um Projeto de Lei que declara como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Lauro de Freitas, a Reserva Indígena TháFene.

Resultado de imagem para Reserva Indigena Thá-Fene

A leitura do PL foi aprovada por todos os vereadores presentes. A Reserva TháFene, localizada no bairro Quingoma, é o local onde os Kariri Xoco-Fulnio praticam o Toré e a Dança das Onças há diversas gerações. De acordo com a justificativa do vereador autor, “é uma reparação histórica reconhecer a Reserva TháFene como Patrimônio Imaterial da cidade, uma vez que, estas práticas representam um rico manancial da nossa própria alma ancestral ipitanguense”.

História da Reserva Indígena Thá-Fene

A Thá-Fene é uma reserva indígena localizada em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, cujos índios fundadores são Kariri-Xocó e Fulni-Ô, deslocados, respectivamente, de Alagoas (Sementeira) e Pernambuco (Águas Belas). A partir da Thá-Fene os fundadores prosseguem estabelecendo contatos com os seus grupos étnicos, bem como atraindo para a nova reserva outros Kariri-Xocó e Fulni-Ô. Assim, a partir desta reserva, eles expandem suas relações, criando um novo contexto de relações interétnicas.

Imagem relacionada

Neste contexto, “aprender”, “ensinar” e “trocar” tornaram-se palavras-chave. As atividades da Thá-Fene, dentro e externamente, estão voltadas sobretudo para o público não-indígena, para a afirmação das suas identidades indígenas específicas.

Veja também

Mais 139 médicos são convocados para atuar na rede municipal de saúde

Foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta última terça-feira (8), a convocação de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas