segunda-feira 1 de março de 2021
Foto: Reginaldo Ipê
Home / NOTÍCIAS / Vereador Emerson Penalva defende vacinação de autistas na fase 1
domingo 31 de janeiro de 2021 às 14:20h

Vereador Emerson Penalva defende vacinação de autistas na fase 1

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O vereador Emerson Penalva (Podemos), indicado para integrar a comissão de Assistência Social e Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara Municipal de Salvador, vai propor ao prefeito Bruno Reis que pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) sejam incluídas na fase 1 da vacinação contra a Covid-19.

Conforme o vereador, a proposição responde a um pedido da ONG Autimais – uma rede de apoio aos cuidadores e autistas e que acompanham os desdobramentos e consequências da Covid-19 em pessoas com deficiência.

Penalva explica que pessoas autistas, independentemente do nível de suporte, possuem dificuldades em usar máscaras e até mesmo de seguir as medidas protetivas. “Para além disso, se uma pessoa autista for internada por Covid-19 necessita de um acompanhante nesse local, um ambiente, muitas vezes, estressante e que pode, inclusive, agravar a situação delas. Por isso peço que nosso prefeito Bruno Reis e o secretário da Saúde, Leo Prates, sejam ainda mais sensíveis com esta causa e concedam essa prioridade logo na fase 1 da vacinação”, defende o vereador.

Pessoas com deficiência severa serão vacinadas apenas na fase 4 da campanha, mas pessoas autistas não estão enquadradas nos critérios para a imunização.

A representante da ONG Autimais, Fabiani Borges, explica que o autismo não é considerado uma deficiência severa. “Nós entendemos que todas as pessoas com deficiência precisam ser prioridade na vacinação, assim como pessoas com o TEA, que muitas vezes não conseguem usar máscaras, ou por exemplo cadeirantes que colocam as mãos nas rodas da cadeira, ou deficientes visuais que não enxergam quem está ao seu lado sem máscaras. Todas essas pessoas estão vulneráveis e precisam de prioridade”, esclarece.

Veja também

Bolsonaro recebe ministros, Lira e Pacheco para tratar de vacinas, auxílio e PEC Emergencial

O presidente Jair Bolsonaro recebeu na noite deste último domingo (28), no Palácio da Alvorada, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!