sexta-feira 23 de abril de 2021
Foto: Divulgação
Home / POLÍTICA / Vereador Marcelo Maia pede restauração do Solar Boa Vista
sexta-feira 26 de fevereiro de 2021 às 16:56h

Vereador Marcelo Maia pede restauração do Solar Boa Vista

POLÍTICA


O vereador Marcelo Maia (PMN) pediu ao Governo do Estado da Bahia, por meio do Projeto de Indicação nº 86/2021, a restauração do casarão Solar Boa Vista, no bairro do Engenho Velho de Brotas. O prédio sofreu um incêndio em 2013.

Na justificativa da indicação, Marcelo Maia destacou que o casarão Solar Boa Vista é um imóvel histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “É um edifício de extraordinário mérito arquitetônico, com elementos peculiares à arquitetura civil baiana do século XVIII”, frisou.

Vereador Marcelo Maia pede restauração do Solar Boa Vista
Foto: Divulgação

Ressaltou também que “o belíssimo casarão, hoje completamente destruído, possui grande importância histórica e cultural e já foi, inclusive, a residência de um dos mais conhecidos poetas brasileiros, o baiano Castro Alves, de projeção internacional, que, após retornar da Europa em 1867, homenageou o casarão com a poesia A Boa Vista”.

O prédio, na década de 1980, foi a sede da Prefeitura Municipal de Salvador, abrigando o Gabinete do Prefeito. Em seguida, a Secretaria Municipal de Educação funcionou no local, até a ocorrência do incêndio, em janeiro de 2013.

Mirante

Conforme o vereador, o imponente Solar Boa Vista remete à antiguidade, pois, na época, foi construído no ponto mais alto da antiga cidade do Salvador, servindo de mirante para observar a movimentação marítima na Baía de Todos os Santos.

Na avaliação do vereador Marcelo Maia, o abandono do prédio destruído por causa de um incêndio configura-se como um crime contra a história e a cultura do soteropolitano. Conforme o parlamentar, várias provocações e reuniões foram feitas com representantes do Governo do Estado. Ele frisou que o abandono mostra omissão e a indicação reforça a necessidade de uma imediata requalificação do prédio que é patrimônio histórico e artístico nacional.

Veja também

Deputado Junior Muniz apresenta na AL-BA medidas para ajudar setor de eventos

O deputado estadual Junior Muniz (PP) participou de uma reunião com o presidente da casa, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!