quarta-feira 5 de maio de 2021
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Vereador solicita a Bruno Reis requalificação para o Engenho Velho de Brotas
terça-feira 4 de maio de 2021 às 10:31h

Vereador solicita a Bruno Reis requalificação para o Engenho Velho de Brotas

NOTÍCIAS


O vereador Marcelo Maia (PMN) reuniu-se com o prefeito Bruno Reis, na última segunda-feira (3), para solicitar a requalificação urbana do bairro Engenho Velho de Brotas, um dos maiores e mais populosos de Salvador. Como destaca Maia, o bairro faz parte da história de formação da cidade, com acesso a grandes vias de tráfego, Avenida Ogunjá e a Avenida Vasco da Gama.

Marcelo Maia afirma que há décadas a falta de atenção e investimentos obrigatórios dos poderes públicos provocaram problemas graves e crônicos na comunidade, principalmente em sua infraestrutura, nos equipamentos públicos, gerando a degradação de calçadas, comprometimento da rede pluvial e da pavimentação asfáltica.

“A iluminação pública é deficitária, existe a necessidade de ordenamento em seu comércio informal, muitas escadarias necessitam de reforma e seu transporte público é altamente precário”, pontua o parlamentar.

A realização da requalificação urbana no Engenho Velho de Brotas inclui a construção de calçadas, com equipamentos de acessibilidades, modernização da iluminação pública, nova pavimentação, arborização, construção de área de lazer, substituição de rede pluvial, implantação de canaletas de escoamento pluvial ao longo dos meios fios, sinalização de trânsito vertical e horizontal, substituição e implantação de abrigo de parada de ônibus.

Engenho Velho de Brotas

O Engenho Velho de Brotas é um dos poucos bairros de Salvador a possuir um parque com 37 mil m², que é a principal área de cultura, esporte e lazer do distrito sanitário de Brotas, o Parque Solar Boa Vista, composto do belíssimo casarão Solar Boa Vista, que foi moradia do poeta Castro Alves, construído no século XVIII e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Conta ainda com a Capela São João de Deus, onde também funcionaram o Hospital São João de Deus e o Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira, sede da Prefeitura de Salvador e, por último, Secretaria Municipal da Educação.

O vereador Marcelo Maia destaca as manifestações culturais e religiosas do bairro, como o Samba Junino, Patrimônio Imaterial da Cidade do Salvador, Festa de Santa Luzia, com 68 anos de existência, e as comemorações ao padroeiro Deus Menino.

“Um dos grandes diferenciais do bairro são suas comunidades altamente populosas: Vilas Viver Melhor, São Cosme, Paraiso, Dique Pequeno, Caminho de Dentro – Manguinho e Bariri; os conjuntos habitacionais, Clériston Andrade, Athenas 01 e 02, Caravelas, Magalhaes Neto, Cesar Araújo, Solar Boa Vista, José Olímpio, Castro Alves, Edgard Santos, João Batista Caribé, Flaviano Guimarães e Remanescente Solar Boa Vista”, enumera Maia.

Veja também

Deputado federal do PP pede interdição de Bolsonaro: ‘Grave doença mental’

Após o presidente Jair Bolsonaro culpar a China por ter, segundo ele, “criado” a Covid-19 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!