sábado 31 de julho de 2021
Foto: Assessoria da vereadora
Home / NOTÍCIAS / Vereadora avalia como positiva reunião de Rui e Bruno sobre volta às aulas
segunda-feira 8 de fevereiro de 2021 às 13:25h

Vereadora avalia como positiva reunião de Rui e Bruno sobre volta às aulas

NOTÍCIAS, POLÍTICA


A vereadora Marta Rodrigues (PT), líder da oposição na Câmara de Salvador, considerou positivo o resultado da reunião entre o governador Rui Costa, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, secretários municipais e estaduais da saúde e da educação, além de gestores de outros municípios para definir a retomada das aulas presenciais. O encontro aconteceu na sexta-feira (5).

“Rui tem sido muito cuidadoso com essa questão. Como ele mesmo disse, pessoas precisam estar vivas para serem salvas pela educação”, disse a vereadora. Para Marta, a tentativa de retomada das aulas sem infraestrutura e cronograma pedagógico adequados visa atender somente a uma parte da rede privada e não considera a garantia da saúde pública, uma vez que o retorno de aulas públicas envolve maior parcela da população.

“O governador, assim como nós professoras e professores, tem se posicionado coerentemente junto com as secretarias, de que educação não é como comércio, que abre quando a pandemia arrefece, mas fecha em caso de picos. É preciso voltar às aulas com a absoluta certeza de que vidas serão preservadas, que é o momento adequado, de que as medidas essenciais serão adotadas e foi isso que a reunião tratou”, declarou, dando como exemplo o estado do Maranhão, que publicou portaria com diretrizes pedagógicas para 2021 prevendo retorno em formato híbrido ou remoto, conforme indicadores epidemiológicos.

Para Marta, foi acertada a decisão das secretarias municipais e estaduais junto à União dos Municípios da Bahia (UPB) de criar um protocolo único de educação e saúde para a retomada das atividades. “Vários estados compreendem que a volta às aulas é um esforço em conjunto e a maioria adota medidas parecidas ao que Rui propõe. A reunião de sexta foi uma discussão importante, pois agrega todos os envolvidos no processo educacional e na saúde de todos”, destacou a parlamentar.

“A partir daí, todos nós, que valorizamos a educação, vamos contribuir para que ela aconteça qualitativamente nos possíveis formatos que se vislumbram, como o híbrido, aulas em dias alternados, aliados ao material pedagógico digital e impresso, enquanto a vacinação vai avançando”, destacou Marta.

Transporte público

Na Câmara Municipal de Salvador, Marta afirma que tem pautado o debate para a melhoria urgente do transporte público antes da retomada das aulas.
“Este grande problema que Salvador enfrenta há anos precisa ser resolvido com urgência. Já temos uma frota de ônibus urbano insuficiente, precária e insalubre muito antes da pandemia”, pontuou.

“Qualificar o transporte público, com conforto, garantindo o distanciamento e condições sanitárias adequadas se faz mais do que fundamental para garantir a vida de todos os envolvidos na educação”, completou.

Veja também

Hospital Municipal de Salvador retoma cirurgias eletivas

O Hospital Municipal de Salvador (HMS) retomou as cirurgias eletivas na unidade após 120 dias …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!