quinta-feira 25 de fevereiro de 2021
Foto: Reginaldo Ipê / CMS
Home / DESTAQUE / Vereadores debatem temas diversos em sessão ordinária
terça-feira 23 de fevereiro de 2021 às 15:56h

Vereadores debatem temas diversos em sessão ordinária

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Combate à Covid-19, vacinação para todos, manutenção do auxílio emergencial, valores do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e protocolos de segurança para o retorno às aulas presenciais em Salvador foram temas dos debates na Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (23). A 5ª Sessão Ordinária da 19ª Legislatura foi conduzida pelo presidente Geraldo Júnior (MDB).

No entendimento do vereador Hélio Ferreira (PCdoB), os valores do IPTU de Salvador “são abusivos nesse momento difícil por causa da pandemia”. O posicionamento do vereador do bloco de oposição foi endossado pelo colega Edvaldo Brito (PSD), do partido independente. “É uma luta de oito anos pelo IPTU justo”, frisou Edvaldo.

A vereadora Marta Rodrigues (PT) mostrou-se preocupada com o aumento da Covid-19 em Salvador. “A situação está muito grave”, afirmou. Ele pediu para as pessoas usarem máscara, não aglomerar e defendeu a vacinação de todas as pessoas.

Também pediu o retorno do auxílio emergencial de R$ 600 e, no debate sobre o retorno das aulas presenciais em Salvador, defendeu a elaboração de um protocolo de segurança com a participação de todos os segmentos da sociedade envolvidos com educação.

Ainda na fala dos vereadores do bloco de oposição, Maria Marighella (PT) apresentou a carta de reivindicação da Coalizão Negra Por Direitos. O documento pede vacinação contra a Covid-19 para todos e a volta do auxílio emergencial. A parlamentar também propôs a ampliação das campanhas institucionais para conter o avanço da pandemia. Ainda fez uma saudação aos servidores da Câmara que continuam trabalhando de forma presencial e remota.

Bloco governista

O vereador Duda Sanches (DEM) mostrou-se preocupado com a evasão escolar na capital baiana e com o recrutamento de jovens pelo mundo do crime. Na sua avaliação, a ociosidade por causa da suspensão das aulas presenciais tem contribuído com a situação. “Esses jovens terão um futuro comprometido e uma geração está andando para trás e isso me preocupa”, afirmou.

Ele reconheceu que não é fácil lidar com a pandemia, considerando o momento como “trocar o pneu de um carro com o carro em movimento”. Sobre o retorno às aulas presenciais, defendeu a elaboração de um amplo plano de ação com protocolos de segurança.

Já Alberto Braga (Republicanos) destacou a evolução na área de tecnologia digital da Prefeitura Municipal de Salvador. “A Cogel (Companhia de Governança Eletrônica do Salvador) trouxe o Plano Diretor de Tecnologia, que é muito importante, pois tornou mais célere os serviços públicos”, reconheceu.

Ainda na sessão ordinária, os vereadores que subiram à tribuna do Plenário Cosme de Farias lembraram do colega Daniel Rios, que faleceu no último dia 14, e se solidarizaram à família enlutada.

Veja também

Morre Hari Alexandre Brust, Presidente de Honra do PDT-BA

O fundador do Partido Democrático Brasileiro (PDT), e Presidente de Honra da legenda na Bahia, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!