sábado 20 de abril de 2024
Foto: Reprodução/CMS
Home / POLÍTICA / Vereadores parabenizam a capital baiana pelos 470 anos
sexta-feira 29 de março de 2019 às 05:55h

Vereadores parabenizam a capital baiana pelos 470 anos

POLÍTICA


Salvador completa 470 anos nesta sexta-feira, 29 de março. A primeira capital do Brasil vem navegando no fluxo da história do país reinventando-se, mantendo o seu protagonismo e o seu glamour. A cidade dos casarões coloniais, das praias, dos faróis, das ladeiras, das igrejas, dos terreiros e da mistura étnico-cultural encontra na Câmara Municipal o ponto de convergência para continuar a jornada de desenvolvimento.

Para o presidente da Câmara, vereador Geraldo Júnior (SD), “Salvador é matriz da formação do Brasil e, por conta desse passado grandioso, o seu futuro será também grandioso, pois o presente está sendo pavimentando com o empenho de todos os vereadores, que querem e ajudam a construir uma cidade sempre melhor e mais participativa”.

De olho no futuro, Geraldo Júnior enxerga Salvador daqui a 10 anos como “uma metrópole capaz de agregar respeito histórico, desenvolvimento humano, cultura pulsante, cuidado com o meio ambiente e mobilidade urbana, atingindo padrões das cidades do primeiro mundo”. Ele reforça o compromisso da Câmara Municipal de Salvador com a vida da cidade e destaca o importante papel dos 43 vereadores que representam a população soteropolitana. “Estamos no centro das discussões, pois o futuro da cidade passa por aqui”, pontua.

Salvador daqui a 10 anos na visão dos vereadores:

Aladilce Souza (PCdoB)

“Espero que Salvador tenha reduzido a desigualdade social daqui a 10 anos. Que tenhamos uma cidade menos pobre, menos violenta, com melhores serviços de educação e saúde, e melhor condição de trabalho. Nossa cidade tem força e mão de obra suficiente para se desenvolver mais e garantir melhor condição de vida a todos. Espero que Salvador tenha uma consistente política cultural, um sistema de mobilidade urbana estruturado e que consiga preservar o meio ambiente. Eu espero que daqui a 10 anos a capital baiana seja o resultado de um projeto de cidade saudável para todos e isso é possível com o povo trabalhador que temos.”

Alex Mine (DEM)

“Vejo Salvador no caminho certo, guiada pelo prefeito ACM Neto que trabalha para melhorar sempre e tornar uma cidade cada vez mais humana, calorosa e acolhedora. Desejo e trabalho para que daqui a dez anos tenhamos uma Salvador múltipla, com suas diversas manifestações culturais, religiosas e políticas, interagindo, divergindo e debatendo sempre seus temas para conquistar um único objetivo: melhorar a vida dos soteropolitanos, dos que escolheram aqui como lugar para morar e dos que nos visitam e se encantam com nossa beleza. Desejo e trabalho por uma Salvador mais humana, mais limpa e que respeite o meio ambiente, bem como uma cidade de respeito a todos, independentemente de idade, gênero, cor e sexo. E é para ter essa Salvador que, como vereador, eu trabalho e norteio meu mandato”.

Alfredo Mangueira (MDB)

“Ao chegar ao Porto da Barra em 29/03/1549, mal sabia Thomé de Souza, governador geral nomeado do Brasil, que fincava simbolicamente naquele local a pedra fundamental de uma metrópole de características sui gêneris, que, pela miscigenação de raças, bravura e hospitalidade de seu povo, belezas naturais, competentes administradores públicos e empreendedores privados e nível intelectual de seus filhos, seria transformada em uma das mais importantes, hospitaleiras e desenvolvidas cidades do mundo e um dos maiores pólos urbanos do Brasil. A cidade, que vem crescendo mais a cada dia, em 10 anos será uma grande metrópole. Parabéns minha querida Cidade do Salvador”.

Ana Rita Tavares (PMB)

“Daqui a 10 anos eu espero que Salvador não tenha mais essa prática de omissão no cumprimento do dever legal com relação aos animais. Eles não têm recebido do poder público municipal a atenção devida. Então, espero que daqui a 10 anos nossa cidade tenha conseguido sair dessa situação de inconstitucionalidade e crueldade, praticada pelo poder público. Desejo que os animais não estejam mais na rua padecendo como padecem hoje, que a prefeitura municipal já tenha feito um hospital veterinário e que também dê manutenção aos animais de pessoas carentes, algo que não vem acontecendo hoje”.

Beca (PPS)

“Salvador vai ter progredido. A cidade vem se desenvolvendo cada vez mais e, daqui a 10 anos, certamente vai estar muito mais bonita, com mais hospitais, escolas, segurança, saneamento básico para os menos favorecidos e com obras que irão beneficiar toda a população. O caminho é longo e precisamos avançar para que possamos chegar a esse nível”.

Cezar Leite (PSDB)

“Parabéns, Salvador. Parabéns para todos os soteropolitanos que produzem e contribuem para o progresso da cidade-estado. Como vereador e cidadão, me sinto orgulhoso em fazer parte dessa história de crescimento e de compromisso para a promoção do seu desenvolvimento econômico e social. Almejo, em 2029, uma Salvador universal, onde todos tenham oportunidades de crescer, de acordo com suas diferenças, com maior poder da sociedade e um estado menor e mais comprometido com a segurança, educação e saúde dos soteropolitanos”.

Daniel Rios (MDB)

“São 470 anos de trabalho e força de um povo trabalhador, alegre e guerreiro. Parabéns a todos que cumprem seu dever, fazendo sempre o melhor. Desejo que as conquistas de Salvador e dos soteropolitanos sejam para todos e que daqui a 10 anos, todos tenham acesso à saúde e educação gratuita e de qualidade”.

Demetrio Oliveira (DEM)

“Eu sou muito otimista em relação à nossa cidade. Portanto, a despeito dos grandes problemas e desafios que enfrentamos hoje, já estamos, eu, minha equipe de colaboradores e os próprios eleitores que me confiaram esse mandato, contribuindo com propostas nas áreas de saúde, educação, segurança e infraestrutura para nossa Salvador. Apresentamos matérias na Câmara de alcance social muito forte, a exemplo da defesa dos direitos das pessoas com deficiência, da UPA-Mulher e da merenda escolar diferenciada para nossas crianças, principalmente as mais pobres. Estamos trabalhando muito, dando esses presentes a nossa cidade no seu aniversário, num compromisso permanente com o ser humano”.

Edvaldo Brito (PSD)

“Sinceramente, só vejo Salvador com otimismo daqui a 10 anos se forem feitos grandes investimentos para a cidade absorver as áreas de carência total, transformando-as, integrando-as ao tecido urbano. Quando fui prefeito, minha ideia era fixar as pessoas no seu habitat, dando condições dignas. As escolas, por exemplo, seriam de tempo integral para que as crianças passassem todo o dia ali. Num turno os professores e a educação formal, no outro esses mestres comunitários ensinando vários ofícios. Isso evitaria o deslocamento de muitos para o centro da cidade e outros bairros. Essa forma de pensar está viva. A diversão não deveria ser a prioridade. A prioridade é integrar todas as áreas carentes da cidade, dar dignidade aos moradores e proporcionar condições para a superação da pobreza. Só assim eu poderei ter esperanças para uma cidade melhor daqui a 10 anos”.

Hélio Ferreira (PCdoB)

“Vejo dias melhores e uma cidade que continuará tão bela quanto hoje. Espero que nossos filhos, netos e todos os soteropolitanos possam viver em uma cidade justa, que valorize os trabalhadores. Uma cidade sem preconceito e que busque o bem sem olhar a quem. Espero que no futuro próximo possamos dizer que valeu a pena todo esforço!”

Ireuda Silva (PRB)

“Espero que Salvador, daqui a 10 anos, seja socialmente coerente com a sua identidade e as suas raízes, com menos desigualdades de renda e menos discriminação racial. Embora sejamos a cidade mais negra fora da África, grande parte dos homens e mulheres negras da nossa população é pobre e convive diariamente com a falta de acesso a serviços públicos de qualidade, subemprego, desemprego e violência, o que nos últimos anos tem provocado um verdadeiro genocídio. Também espero um engajamento maior do poder público e da sociedade para combater, de forma eficaz, a violência contra a mulher e o feminicídio, além de mais políticas públicas em prol das minorias. E que todos estejamos mais conscientes dos nossos direitos e deveres”.

Kiki Bispo (PTB)

“Nos últimos sete anos, Salvador tem passado por uma verdadeira transformação do ponto de vista estrutural, social e econômico. Salvador, hoje, passa por um momento de resgate da autoestima. A gestão do prefeito ACM Neto e do vice-prefeito Bruno Reis teve o mérito de modernizar a cidade, sem esquecer do social. Minha expectativa para os próximos 10 anos é de que a nossa cidade continue evoluindo e sendo transformada por esse projeto político, que coloca o cidadão de Salvador em primeiro plano, como protagonista. Tenho muito orgulho de ter o meu mandato como efetivo participante desta transformação na primeira capital do Brasil. Amo a minha cidade e espero que Deus nos dê forças para que continuemos trabalhando e lutando por uma Salvador a cada dia mais bela e justa”.

Lorena Brandão (PSC)

“Salvador é a única capital do Brasil que tem o nome de Jesus. Por isso, ela é o maior amor da minha vida e por isso eu vivo doando a minha vida para trabalhar por essa cidade. E eu vejo que Salvador, daqui a 10 anos, vai ter uma saúde preventiva e educação por princípios. Vai ser uma cidade maravilhosa, limpa e com a mobilidade urbana fantástica. Eu tenho muita esperança que Salvador, daqui para a frente, só vai crescer e melhorar”.

Luiz Carlos (PRB)

“É indiscutível que Salvador está uma cidade cada vez mais bonita! Nos últimos anos, muitas mudanças aconteceram e, com isso, a capital baiana voltou a ser admirada por pessoas do mundo inteiro. É nessa perspectiva de crescimento que enxergo a cidade. Estamos no caminho certo e queremos continuar trabalhando para que esse avanço não pare. A primeira capital do Brasil vem atingindo a sua maturidade e o trabalho que foi feito nos últimos anos servirá como base para que a nossa capital tenha, daqui para a frente, as condições necessárias para continuar crescendo e realizando sonhos. É notório que Salvador está muito mais evoluída. Uma cidade que se preocupa com o meio ambiente, que se preocupa com o seu povo, com a sua gente. Salvador é uma cidade fantástica e meu desejo é que toda essa beleza, história e vigor continuem acompanhando a nossa capital por muitos e muitos anos!”

Maurício Trindade (DEM)

“A cidade passou vários anos semiabandonada e foi resgatada pela gestão do prefeito ACM Neto. Embora tenhamos uma população gigantesca, com sua maior parte de baixa renda, o prefeito mostrou que sanando as despesas, economizando e otimizando os custos, é possível fazer a cidade se desenvolver. Independentemente de quem venha a ser o gestor nos próximos 10 anos, espero que siga essa mesma linha de só gastar o que está planejando arrecadar e saiba fazer esse equilíbrio para manter a cidade mais abastecida e mais rica para toda a população. Salvador é muito diversa e multicultural. Espero que sejamos um exemplo de irmandade para todo o Brasil e todo o mundo mostrando que convivemos com todas as religiões, todas as etnias e todas as diferenças”.

Moisés Rocha (PT)

“Primeiro de tudo, eu quero parabenizar Salvador. Uma cidade bela, abençoada pela natureza, por Deus e que já nasceu com sua estética natural. Mas, por outro lado, não podemos deixar de lembrar que Salvador permanece desigual. Uma cidade de 80% negra e parda, mas com o poder na mão do branco. Eu espero que daqui a 10 anos nossa cidade possa, de fato, possibilitar ter os grandes construtores da cultura, da gastronomia, da arte, da música, do teatro, detentores de espaço de poder. Que os espaços mais nobres, seja no parlamento, na prefeitura ou no Judiciário, tenham a cara de Salvador, que é negra”.

Odiosvaldo Vigas (PDT)

“Temos que investir em cultura, turismo e, maciçamente, em educação. Mantendo esse planejamento econômico-social, vejo que Salvador só tem a ganhar. Defendo que o dia 29 de março seja comemorado como uma data nacional, com a presença de todos os prefeitos de capitais e o presidente da República. Não é uma data só nossa. Aqui começou tudo. Neste dia, também nos cabe para fazer a reflexão sobre ‘o que é viver Salvador’”.

Orlando Palhinha (DEM)

“Com o seguimento da gestão de excelência que Salvador tem hoje, dentro de 10 anos, vejo a cidade mais inclusiva, com menos desigualdades sociais e com mais oportunidades de trabalho para a nossa população. Os soteropolitanos contarão com um salto educacional, com a implantação de escolas públicas com tempo integral, maior mobilidade com todas as melhorias que já estão sendo implantadas e mais segurança, além dos poderes Executivo e Legislativo cada dia mais próximos”.

Paulo Magalhães Júnior (PV)

“Em 6 anos, Salvador já se transformou. Voltou a ser a melhor e mais bonita capital do país. Hoje, os soteropolitanos podem reafirmar o amor por essa terra, que é bem cuidada. Daqui a 10 anos, com a continuação de uma gestão que emprega o dinheiro público de forma honesta e sensível às necessidades do povo, a tendência é evoluirmos ainda mais. Enxergo uma cidade desenvolvida nos aspectos tecnológicos, de infraestrutura, meio ambiente, mobilidade urbana, educação e saúde. Eu, como vereador e amante dessa cidade, me orgulho por fazer parte dessa história”.

Pedro Godinho (MDB)

“Salvador é uma cidade de quase 3 milhões de habitantes, não sendo nada fácil essa tarefa de administrá-la. Apesar disso, a Prefeitura tem feito um trabalho extraordinário. Numa longa caminhada, estão sendo resgatados muitos aspectos positivos da cidade, favorecendo o bem-estar da população, que, certamente, terá uma cidade muito melhor nos próximos dez anos. Espero que possamos manter esse ritmo de crescimento, garantindo maior qualidade de vida e desenvolvimento para a população soteropolitana. Parabéns, Salvador”.

Ricardo Almeida (PSC)

“Nessa comemoração alusiva aos 470 anos, o que nós pensamos para a próxima década é que Salvador seja uma cidade cada vez mais igual, onde as diferenças de classes sejam cada vez mais minimizadas pela intervenção, tanto dessa Casa Legislativa, com projetos que contribuam com o Executivo, quanto pelas ações do próprio Executivo Municipal. Não podemos ter uma população tão distante e tão paradoxal do ponto de vista social e econômico. É preciso ter um olhar mais cuidadoso, para que esse distanciamento entre classes seja cada vez menor”.

Sabá (PV)

“Vejo Salvador, daqui a 10 anos, como uma cidade integrada através de diversos modais de transporte público. Assim como espero que a cidade esteja com um planejamento e estrutura urbana adequados para trazer uma melhor qualidade de vida dos seus habitantes, principalmente as comunidades periféricas. Também acredito que a cidade, a cada ano, vai explorar mais o seu potencial turístico, revertendo esta vocação em geração de emprego e renda para todos”.

Silvio Humberto (PSB)

“O que eu quero para a minha cidade e para a minha gente é uma Salvador da igualdade. Onde a cor, o gênero, sejam apenas elementos e não sejam geradores de desigualdade. Eu quero uma Salvador plena em direitos onde a nossa população, sobretudo, a população negra, possa viver, morar e caminhar de forma digna. É assim que eu quero ver Salvador: uma cidade focada nas pessoas, onde as pessoas importem de verdade, onde a empatia seja regra”.

Suíca (PT)

“Daqui a 10 anos Salvador terá um caminho longo de superação. Espero estar com saúde e com força para continuar lutando para não ver a juventude negra ser exterminada. Infelizmente, temos enterrado muitos jovens negros e espero que, daqui a 10 anos ou menos, não vejamos mais esses tipos de casos. Daqui a 10 anos quero uma Salvador com mais empregos, oportunidades, liberdade, com democracia, e sem ditadura. Que Salvador não se permita ser governada por aventureiros, mas por quem seja apaixonada por ela. Eu sou apaixonado Salvador e pelo seu povo”.

Téo Senna (PHS)

“Salvador completa 470 anos de fundação. Conhecida por ser uma cidade multicultural, riquíssima em sua música, gastronomia, arquitetura, cultura e belezas naturais, a capital baiana vem melhorando a cada dia. Temos muitos motivos para comemorar, pois a primeira capital do Brasil mudou, e muito, desde a sua fundação. Não é à toa que Salvador passou a ser destaque internacional, e de forma positiva. Prova disso é que foi apontada, mais de uma vez, como um dos principais destinos internacionais a ser conhecido em 2019, sendo que Salvador é única cidade brasileira na indicação. Com certeza é também resultado de uma boa gestão”.

Toinho Carolino (Podemos)

“Vislumbro uma Salvador Educadora. Nossa cidade, rica em cultura e tradição, privilegiada por sua beleza geográfica, encantadora por nossa gente alegre, diversa e tolerante, em uma década se tornará exemplo de educação social. Nossa vocação para unir pessoas, resultado da nossa miscigenação; nossa busca pela convivência harmoniosa, consequência da nossa sociedade diversa, são valores educacionais presentes em nosso cotidiano e vivos em todas as comunidades da nossa amada Salvador. Portanto, caminhamos para uma cidade que valoriza cada vez mais o amor na formação de suas crianças, que é exemplo de acolhimento e de fraternidade com todos que nos visitam, que deve valorizar e amparar os idosos, e que expressa em cada sorriso afetuoso e em todo abraço respeitoso a essência de um povo educado. Salvador, rumo a uma Cidade Educadora”.

Veja também

O que Lira disse para Rui Costa após sinalizar que vai abrir novas CPIs

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), teve uma reunião reservada com o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas