domingo 9 de agosto de 2020
Foto: Reginaldo Ipê
Home / NOTÍCIAS / Vereadores se preparam para agradecer ao Senhor Bonfim
segunda-feira 13 de janeiro de 2020 às 16:32h

Vereadores se preparam para agradecer ao Senhor Bonfim

NOTÍCIAS


Os vereadores de Salvador, que anualmente renovam a fé cristã, já se preparam para agradecer ao Senhor do Bonfim pelas glórias alcançadas no ano que passou. A festa religiosa dos baianos e que atrai turistas do Brasil e do Exterior começou no século XVIII. Nesta quinta-feira (16), a partir das 8h, como vem ocorrendo nas últimas edições, haverá pedido de paz na cerimônia multirreligiosa no adro da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, antes do cortejo à Colina Sagrada do Bonfim.

“Renovação da fé, pedido de proteção e agradecimento por tudo que foi alcançado são demonstrações que fortalecem, ano após ano, a tradicional festa dos baianos em louvor ao Nosso Senhor do Bonfim. Nesse dia de glória, a cidade se veste de branco para atrair e irradiar as energias positivas que consolidam a fé cristã”, afirma o presidente da Câmara, vereador Geraldo Júnior (SD).

Mantendo a tradição, os vereadores identificados com a festa vão participar da cerimônia multirreligiosa no adro da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Em seguida, acompanham o cortejo popular, numa caminhada de 8 km pelas ruas da Cidade Baixa até a Colina Sagrada do Bonfim, onde ocorrerá a lavagem das escadarias da igreja.

História

A Lavagem do Bonfim é o maior evento popular de Salvador antes do Carnaval. Conforme a Fundação Gregório de Mattos (FGM), organizadora da festa, a construção do santuário de peregrinação teve início no século XVIII com a vinda para a Bahia do capitão de mar e guerra Theodósio de Faria.

Segundo a Irmandade de Nosso Senhor do Bonfim, o capitão de mar e guerra tinha grande devoção ao Senhor do Bonfim. Através da imagem que se venera em Portugal, na cidade de Setúbal, ele trouxe de Lisboa uma imagem semelhante esculpida em pinho e com pouco mais de um metro de altura.

De acordo com a FGM, o capitão português trouxe a imagem como agradecimento por haver sobrevivido a uma tempestade em alto-mar, tendo prometido construir uma igreja no ponto mais alto que avistasse, de onde pudesse acompanhar a entrada da Baía de Todos os Santos.

Veja também

Lula ataca presidente Bolsonaro ao lamentar 100 mil mortes de Covid-19 no Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou as redes sociais neste último sábado (8) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!