sexta-feira 23 de abril de 2021
Durante a campanha para reeleição de 2018 ao governo da Bahia com Rui e aliados / Foto: Reprodução/Instagram
Home / NOTÍCIAS / Vice-governador João Leão completa 75 anos hoje
sábado 27 de fevereiro de 2021 às 07:36h

Vice-governador João Leão completa 75 anos hoje

NOTÍCIAS


Ele nasceu em 27 de fevereiro de 1946 em Pernambuco, mas logo depois veio junto a família desenvolver o Oeste da Bahia e nunca mais saiu. A história relata os feitos de um fidalgo cavaleiro medieval, Dom Quixote, quem leu o livro vai lembrar dele que realizava as coisas impossíveis. Ao lado estava sempre o seu fiel amigo e escudeiro: Sancho Pança. Ambos, fizeram história, Dom Quixote e João Leão criaram o seu próprio mundo ao se lançarem em diversas aventuras, mas, sempre sendo leais em suas amizades.

João Felipe de Souza Leão, é considerado por muitos que leram o livro escrito pelo espanhol Miguel de Cervantes como o ‘Dom Quixote do Brasil’, pois sempre esteve a frente de seu tempo. Conhecido como o “Homem das Pontes”, Leão chegou na Bahia ainda menino, no final da década de 1950, estabelecendo-se, com a família, no então município Barra do Rio Grande no Oeste do Estado. Ele e sua família vieram graças a construção de uma ponte, que liga Ibotirama ao município de Barra no Rio São Francisco, conforme minuciosa pesquisa feita pela equipe do #Acesse Política. João Leão, ainda jovem, demonstrou sua natureza empreendedora, a princípio nas áreas empresarial e agrícola e depois, na carreira política.

João Leão ao lado do ex-prefeito de LEM Humberto Santa Cruz, em uma de suas viagens semanais pela Bahia / Foto: Reprodução/Instagram

O pai Sr. Luís Felipe, tinha uma empresa na década de 60 que forneceu madeira para construção dessa ponte em Barra. Leão aguardou a ponte ficar pronta, mas nunca recebeu o dinheiro prometido pela construtora. Com o ‘calote’, acabou indo morar em Lauro de Freitas e virou corretor de imóveis, depois fundou uma imobiliária, depois uma construtora, em seguida uma rede de materiais de construção e logo depois, onze fabricas de pré-moldados espalhadas pelo Brasil. Desenvolveu intensa atividade empresarial, tornando-se diretor-presidente da Mobiterra Engenharia Indústria e Comércio Ltda. (1970), da Terraplac Artefatos de Cimento Indústria e Comércio Ltda. e da Terraplac Construções Ltda. (1972) e da Placer Indústria e Comércio Ltda. (1980).

 João Leão e sua esposa Teresa Leão no dia do casamento em 1973 / Foto: Reprodução

Foi o primeiro grande empreendedor e empresário a entrar na política. Possuía em seu grupo de empresas quase 8 mil colaboradores e os trata até hoje como seus amigos. Foram estes mesmos funcionários que o incentivaram à disputar a sua primeira eleição municipal em 1988.

Casou-se há 48 anos com Maria Teresa Vazquez de Sousa Leão, com quem teve dois filhos: Felipe Vazquez de Souza Leão carinhosamente chamado por todos de “Felipão”, empresário e o mais novo, Carlos Felipe Vazquez de Souza Leão o “Cacá Leão”, deputado federal reeleito para seu segundo mandato.

Leão é um dos poucos políticos que não nasceram na Bahia, mas é considerado mais baiano dos que os que aqui nasceram. Sua história de vida daria um filme vencedor do Oscar, pois quando jovem, este pernambucano deixou sua terra natal para desenvolver o nosso estado, e mesmo recebendo um ‘calote’ pela construtora como ‘boas vindas’, não julgou nosso povo e nunca mais deixou a Bahia. É um dos políticos mais pró-ativos em atividade, conforme pesquisamos, muitos afirmam até nos bastidores da imprensa que Leão seja o político mais atuante e articulador do Brasil.

“É o único do país que conhece todos os 417 municípios e distritos baianos além de conhecer também todos os Estados brasileiros, sem citarmos as dezenas de países nos cinco continentes. A energia com que João Leão se dedica aos projetos colocados sob sua responsabilidade é algo incomum até na inciativa-privada”, afirmou um de seus amigos ao #Acesse Política.

Apelido de ‘Bonitão’

Um verdadeiro “Cavaleiro”, considerado um líder desbravador, o ‘Dom Quixote’ do país conhece centenas de milhares de pessoas, e por mais incrível que pareça, ele dificilmente esquece um rosto ou um nome. Mas, quando chega em um local e ainda não foi apresentado, chama aquelas pessoas de ‘Bonitão’ ou ‘Bonitona’, sempre de forma amistosa, respeitosa e sincera. Daí vem este singelo e famoso apelido.

Incansável que ama trabalhar

“Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida”, esta celebre frase não foi dita por João Leão, mas sim pelo pensador e filósofo chinês Confúcio, mas quem lê diz que foi feita para Leão por ser um homem incansável, ninguém e nem sua família sabem como ele consegue tanta energia e disposição. Atende há quase 37 anos as pessoas nos fins de semana em sua residência, mesmo na pandemia e depois da semana com uma agenda intensa de compromissos e viagens, o vice-governador que é também Secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), jamais se cansa, pelo contrário, os que convivem com ele diariamente afirmam ao #Acesse Política que ajudar a resolver os problemas da população, dos amigos e de todos os deputados, vereadores e prefeitos da Bahia, é algo que mais o ‘alimenta’.

“Trabalho é o lazer de meu pai, ele ama fazer o que faz, enquanto muitos políticos nos fins de semana vão descansar, ele gosta mesmo é de trabalhar”, afirmou Cacá Leão, deputado federal líder do PP na Câmara.

Veja também

Ernesto Araújo quer se candidatar

“Ernesto Araújo quer ser candidato”, diz a revista Crusoé. “Ele ainda não engoliu as críticas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!