segunda-feira 20 de maio de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / “A ponte é um projeto grandioso de repercussão internacional e as pessoas precisam ter noção do que vai ser feito na Bahia”, diz Rui Costa
segunda-feira 9 de novembro de 2020 às 13:29h

“A ponte é um projeto grandioso de repercussão internacional e as pessoas precisam ter noção do que vai ser feito na Bahia”, diz Rui Costa

NOTÍCIAS


Durante coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (9) na assinatura para construção da nova rodoviária de Salvador, o governador Rui Costa (PT) comentou sobre a assinatura da maior obra que o Brasil terá, a construção da ponte Salvador-Itaparica. Rui quis dizer que para desenvolver a Bahia são poucos, mas para querer atrapalhar são muitos.

“Infelizmente, existem pessoas que torcem para o desenvolvimento da Bahia, mas tem outras que tentam atrapalhar o tempo todo. É um projeto grandioso e de repercussão internacional. As pessoas precisam ter noção do que vai ser feito na Bahia”.

“Isso é um projeto de padrão internacional. São 13 quilômetros. É uma obra que vai entrar no portfólio internacional e levar o nome da Bahia para os grandes investidores do mundo. Assim que começar a obra será o maior investimento em execução do Brasil”, acrescentou o governador.

O contrato definitivo da obra será assinado está quinta-feira (12) pelo Governo do Estado e o consórcio chinês que irá realizar a obra, formado pelas estatais chinesas China Communications Construction Company (CCCC Ltd), CCCC South America Regional Company (CCCCSA) e China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20).  A data inicial de assinatura era no início do ano, mas foi prorrogada por conta da pandemia de Covid-19. Com o documento assinado, as empresas terão um ano para elaborar o projeto e outros quatro para executar o equipamento.

A ponte terá uma extensão de 12,4 quilômetros, com acessos em Salvador, por túneis e viadutos, e em Vera Cruz, com a ligação à BA-001. Também deverá ser realizada uma nova rodovia expressa e a interligação com a Ponte do Funil, que será revitalizada. A concessão do projeto executado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) será de 35 anos. O concessionário terá prazo de cinco anos para a realização de estudos e construção do sistema viário, os demais 30 anos serão de gestão e administração do sistema. O investimento será de R$ 5,4 bilhões e o aporte do Estado será de R$ 1,5 bilhão.

Governo comemora chegada dos chineses para assinatura do contrato da Ponte Salvador-Itaparica

Veja também

‘É provável que o União Brasil caminhe com Lula em 2026’, diz ministro do Turismo sobre disputa à Presidência

Titular do Ministério do Turismo há quase um ano, Celso Sabino acredita que seu partido, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas