sábado 19 de junho de 2021
Foto: Ascom/AIBA
Home / NOTÍCIAS / Agronegócio sustentável: O exemplo que vem da Bahia
domingo 11 de abril de 2021 às 11:12h

Agronegócio sustentável: O exemplo que vem da Bahia

NOTÍCIAS, OESTE BAIANO


O progresso do polo produtivo do Oeste baiano confunde-se com a estruturação e com a evolução da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA). Fundada em 1990, com 16 associados, a entidade figura hoje como a principal entidade representativa da região, reunindo mais de 1.300 produtores e representando cerca de 95% da força de produção em 2,25 milhões de hectares plantados.

Ao longo desses 30 anos, a AIBA, com sede em Barreias – BA, construiu uma história exitosa, similar à da própria região. Determinada a enfrentar todos os desafios que se apresentam para manter o seu desenvolvimento com sustentabilidade, na área de abrangência, o seu quadro social também cresce, graças às suas ações firmes e consistentes.

O trabalho da AIBA extrapola o sucesso institucional, intangível, e mostra resultados práticos, memoráveis e fundamentais para a sustentabilidade do produtor.

A AIBA possui hoje uma representatividade institucional e política muito grande entre os governos municipal, estadual e federal. Isso facilita o diálogo entre agricultores e os órgãos que legislam e executam medidas relacionadas ao setor agro. Alguns exemplos disso são: recuperação de estradas, ações de fitossanidade, valor da terra nua, operação safra, programa jovem aprendiz, implantação do Prodeagro, programa Soja Plus, regularização ambiental, auxílio na adesão ao PRA, além de outras dezenas de programas e ações que sempre visam a melhoria das condições de produção e sustentabilidade na região. Elabora e desenvolve projetos de interesse do agronegócio. Um exemplo de gestão a ser seguidos por outras regiões do país.

Centenas de quilômetros de estradas não pavimentadas que servem os produtores da região estão sendo reestruturadas com tecnologia de ponta. Dentre estas melhorias várias pontes de madeira já foram substituídas, dando mais segurança ao escoamento da produção agrícola.

A Ecopontes já implantou várias pontes mistas de elevada capacidade de carga nos trechos que vem sendo reestruturado pela AIBA no oeste baiano. Estas pontes foram implantadas em tempo recorde, proporcionando um rápido reestabelecimento do tráfego local, não prejudicando a movimentação de veículos e máquinas que fazem parte da atividade rural.

Veja também

Polarização entre Lula e Bolsonaro indica fracasso de lideranças da terceira via

O PSDB marcou suas prévias para as calendas de novembro, num gesto celebrado como exercício …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!