quinta-feira 6 de maio de 2021
Foto: Divulgação
Home / JUSTIÇA / Após pedido da OAB-BA, Festa de Iemanjá vira Patrimônio Cultural de Salvador
sábado 1 de fevereiro de 2020 às 15:34h

Após pedido da OAB-BA, Festa de Iemanjá vira Patrimônio Cultural de Salvador

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


A Festa de Iemanjá, a partir deste sábado (1º), virará Patrimônio Cultural de Salvador. Realizado pela OAB da Bahia, em 2019, com o apoio da Colônia de Pescadores, o pedido do tombamento e reconhecimento da festa foi homologado pelo prefeito ACM Neto, após ser aprovado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural da Fundação Gregório de Mattos (FGM).

A solenidade em reconhecimento à festa será realizada pela Prefeitura de Salvador, por meio da FGM, neste sábado (1), às 10h, na Colônia dos Pescadores, no Rio Vermelho. O cortejo de Iemanjá é considero hoje uma das principais e tradicionais celebrações religiosas do Brasil.

A ação vem sendo acompanhada pela Comissão de Responsabilidade Social da OAB-BA, que, além da FGM, protocolou o requerimento junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), solicitando a inclusão da Festa de Iemanjá nos respectivos Livros de Registro Especial dos Eventos e Celebrações.

De acordo com a presidente da Comissão de Responsabilidade Social da OAB-BA, Roberta Casali, os bens culturais inscritos nos Livros de Registros da FGM serão objeto de um plano de salvaguarda com base no diagnóstico participativo e nas recomendações arroladas no processo de registro. “Ações de salvaguarda envolverão pescadores e o povo do Axé, buscando o apoio à sustentabilidade da Festa, melhoria das condições sociais e materiais de sua transmissão e preservação”, explicou.

Veja também

Oposição decide postergar depoimento de novo ministro da Justiça à CPI da Covid

A oposição decidiu postergar a investida em um depoimento de Anderson Torres (Ministério da Justiça) à CPI …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!