sexta-feira 26 de abril de 2024
Home / DESTAQUE / Ator da Globo alerta Regina Duarte após apoio da atriz a Bolsonaro

Ator da Globo alerta Regina Duarte após apoio da atriz a Bolsonaro

domingo 14 de outubro de 2018 às 09:04h

O ator Zé de Abreu alertou a colega Regina Duarte após ela ter compartilhado no Instagram uma informação falsa sobre a auxílio-reclusão, que ela chama de bolsa-presidiário. A atriz declarou apoio ao presidenciável do PSL, Jair Bolsonaro, que tem sido criticado por artistas.

“Oi, colega @reginaduarte. Bolsa-presidiário existe desde 1991. Sei que você é meio esquecida, não consegue decorar texto há muitos anos (inaugurou o uso de ponto eletrônico para atores na Globo), mas “dar um Google” evitaria de você passar fake news do fascista que você apoia”, publicou Zé de Abreu, no Twitter.

Resultado de imagem para ze de abreu regina duarte

O ator disse que respeitou a posição da colega quando apoiava políticos de direita, que já faziam oposição ao PT, como Geraldo Alckmin e Fernando Henrique Cardoso. “Mas não respeito artista quem apoia fascista. O fascismo odeia nossa profissão e nossa classe. Elimina quem discorda e quem é ‘diferente’”, escreveu.

O ator ainda disse que a classe artística está apavorada com o advento do fascismo, representado por uma eventual vitória de Bolsonaro nas urnas. “Ninguém mais trabalha sossegado com essa ameaça de trevas sobre nossas almas sensíveis. Não é admissível um colega de tantos anos não respeitar isso”, concluiu.

Auxílio-reclusão

A informação publicada por Zé de Abreu é verdadeira, conforme publicou o site Bahia.ba. O próprio INSS já publicou um esclarecimento sobre o benefício, que pode ser acessado na página do órgão na internet.

O Instituto esclarece que o benefício está previsto na Constituição Federal. O artigo 201, no capítulo relativo à Previdência Social, cita o direito ao “auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda”.

A Lei nº 8.213, que estabelece o auxílio, foi publicada em 1991, quando o presidente era Fernando Collor. O PT só assumiu a presidência em 2003, quando o ex-presidente Lula foi eleito.

O INSS esclarece que o valor não é pago aleatoriamente a todos os presos. Para a análise do direito ao auxílio, é verificado o último salário recebido pelo segurado recluso, também chamado de salário de contribuição. A família do segurado recluso só vai receber o benefício se a última remuneração do preso for igual ou inferior a R$ 1.319,18. Esse valor é atualizado anualmente, por meio de Portaria do Governo.

Se o segurado estiver desempregado no mês em que foi preso, mas ainda estiver em período de “qualidade de segurado” (ou seja, ainda tem direitos previdenciários) será então considerado como remuneração o último salário que o segurado recluso tiver recebido para a avaliação do direito ao benefício.

Veja também

Após 21 anos, Supremo forma maioria para consolidar poder de polícia do Ministério Público

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta última quinta-feira (25) para reconhecer que o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas