domingo 11 de abril de 2021
Home / NOTÍCIAS / Baiano JC Cavalcanti é eleito Personalidade do Ano do Setor Mineral
segunda-feira 1 de março de 2021 às 18:07h

Baiano JC Cavalcanti é eleito Personalidade do Ano do Setor Mineral

NOTÍCIAS


Com 17.796 votos, o geólogo e empresário JC Cavalcanti foi eleito pela Revista Brasil Mineral, como a personalidade do ano na categoria “Exploração Mineral“. Segundo o Anota Bahia, o Prêmio Personalidades do Ano do Setor Mineral reconhece os profissionais e empresários que se destacaram em várias categorias. Os leitores votaram em uma lista de três indicados, em cada categoria, pelos membros do Conselho Consultivo da publicação. A cerimônia virtual de entrega do troféu será realizada no dia 17 de março, a partir das 14hs.

Biografia

João Carlos de Castro Cavalcanti CBJM (mais conhecido por João Cavalcanti ou J.C. nasceu em Caculé na Bahia. É formado pela Escola de Geologia com extensão em Engenharia de Minas da Universidade Federal da Bahia em 1971, iniciou a carreira na iniciativa privada e, mais tarde, nas empresas estaduais de mineração – Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e na Companhia de Recursos Minerais (CRM).

Cavalcanti voltou à iniciativa privada na década de 1980, explorando uma mina de calcário na cidade Santa Maria da Vitória, e também água mineral para suprir grandes cervejarias. Na década seguinte investiu em pesquisas na Serra Geral, vindo a descobrir a jazida ferrífera de Caetité, que abrange os municípios de Caetité,Guanambi, Caculé, Ibiassucê e Licínio de Almeida, além de atingir áreas nos estados de Tocantins e Minas Gerais.

Foi consultor de várias empresas mineradoras e industriais, como Cervejaria Brahma,Grupo Votorantim, EBX, Grupo Odebrecht, etc, além de ter participado de sociedades com Eike Batista (de quem cobra uma dívida avaliada em R$ 22 milhões, Antônio Ermírio de Moraes, Daniel Dantas.

Concorreu, em 2010, ao cargo de vice-governador do estado natal, em chapa encabeçada pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima, sem sucesso.

Em 2012 anunciou a descoberta de uma reserva de neodímio na cidade de Serra do Ramalho, única no Brasil, em concentrações similares à da reserva chinesa de Baotu, a maior do mundo; esta nova jazida foi inicialmente estimada em cerca de U$S 8 bilhões e quatrocentos milhões de dólares. Por conta da descoberta chegou a ser sondado pelo então presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, em visita que este fizera ao Brasil, naquele ano.

Em 23 de outubro de 2008 recebeu da Assembleia Legislativa da Bahia o título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira que é concedido a brasileiros reconhecidamente dedicados às causas nobres, humanas e sociais que tenham resultado no desenvolvimento político e socioeconômico do Brasil, melhorando significativamente a vida das pessoas

Veja também

Falso coronel da polícia militar da Bahia é preso após ter ataque de fúria em restaurante

Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), foi solicitada para averiguar uma denúncia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!