segunda-feira 12 de abril de 2021
Foto: Valter Pontes/Secom
Home / NOTÍCIAS / Bairros recebem medidas preventivas após alta de casos da Covid-19
segunda-feira 22 de março de 2021 às 11:49h

Bairros recebem medidas preventivas após alta de casos da Covid-19

NOTÍCIAS


A realização de medidas de proteção à vida específicas em localidades que registram aumento de casos do novo coronavírus tem sido uma das principais estratégias da Prefeitura para controlar o contágio da doença. O prefeito Bruno Reis (DEM) esteve nesta segunda-feira (22), em Paripe, para acompanhar o início das ações no bairro, que já registra mais de 2,4 mil notificações em um ano de pandemia.

O local receberá, por pelo menos sete dias, serviços municipais e abordagens preventivas para barrar o contágio do Sars-CoV-2, assim como Liberdade e São Caetano, que somam 2,8 mil casos e 1,9 mil, respectivamente. As iniciativas regionalizadas também estão em vigor, até o próximo domingo (28), em Pernambués, Brotas e Fazenda Grande do Retiro, que registram, juntos, cerca de 13 mil casos da Covid-19.

O prefeito ressaltou que as ações têm objetivo principal conscientizar a todos de que o coronavírus está circulando na rua e de maneira mais agressiva – por isso, todos os cidadãos devem se cuidar ainda mais. “Vamos fazer a nossa parte, se cuidar, evitar aglomerações, ficar em casa, só sair quem precisa realmente trabalhar nos serviços essenciais e, sempre, utilizar máscara. Vamos vencer essa guerra com muito trabalho e muita união”, alertou Bruno Reis.

Ações

O secretário municipal de Cultura e Turismo e coordenador das ações de proteção à vida, Fábio Mota, explicou o motivo das ações municipais nas localidades.

“Os bairros são escolhidos a partir de dados científicos. A cidade é monitorada como um todo e são feitas as intervenções nos locais onde, naquele momento, o índice de positividade do coronavírus é muito alto. Por exemplo, nos bairros de Paripe, São Caetano e Liberdade, os casos da Covid-19 cresceram muito nas últimas semanas. Sendo assim, isso acende a luz vermelha para nós que estamos fazendo o monitoramento, e daí entramos com as medidas”.

Nos bairros, a população pode fazer testes rápidos para detecção da Covid-19. No procedimento, é coletada amostra de sangue do dedo do paciente após cadastro junto a profissionais de saúde. O resultado é encaminhado no mesmo dia por meio de mensagem de texto para o celular do cidadão. Em caso de resultado positivo para o coronavírus, o indivíduo é orientado a fazer o isolamento e a contraprova.

Os pontos de testagem estão localizados na Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas (Paripe), Plano Inclinado Liberdade/Calçada (Liberdade), Quadra Poliesportiva na Rua Manoel Fernandes (São Caetano), Escola Municipal Hildete Bahia (Pernambués) e fim de linha de Brotas e de Fazenda Grande.

Além disso, acontece a distribuição de máscara para quem precisar do utensílio, que é essencial para ser usado sempre ao sair de casa. Essas proteções, segundo recomendações das autoridades sanitárias, são eficazes para diminuir a proliferação do vírus já que servem como barreira para gotículas eliminadas pela fala, tosse ou espirro.

As localidades passam, ainda, por higienização e desinfecção de logradouros públicos. Os agentes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) aplicam soluções de água com hipoclorito de sódio em praças e ruas, além de realizar lavagens através de jateamento de água e sabão com a utilização de carros-pipa.

As ações de enfrentamento à Covid-19 têm em paralelo iniciativas para eliminar o mosquito Aedes aegypti, causador das arboviroses dengue, zika e chikungunya,  assim como atendimentos sociais do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Itinerante e das equipes de abordagem social.

Cuidados

O professor Moisés Lima, de 36 anos, era uma das pessoas presentes em Paripe para fazer a testagem. “Já que nosso bairro está com os índices alarmantes é importante que tenha esse processo de controle e que, acima de tudo, as pessoas se conscientizem do problema que estamos passando. Se a população estivesse seguindo a recomendação das autoridades de saúde, os índices estariam bem menores”, declarou.

A operadora de caixa Jandira Matos, de 27 anos, salientou a importância das ações, principalmente da realização dos testes rápidos. “Muita gente não apresenta sintomas e tem a doença, daí começa a transmitir para várias pessoas. E, infelizmente aqui, a maioria não obedece as medidas de distanciamento e do uso da máscara, e isso prejudica bastante a população”, declarou.

Veja também

Jaques Wagner diz que ‘momento é inadequado’ para CPI da Covid

O senador Jaques Wagner (PT) não assinou a lista de apoio à criação da CPI …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!