quinta-feira 17 de junho de 2021
Home / CURIOSIDADES / Candidatos iniciam campanhas em todo o País; confira algumas curiosidades
domingo 27 de setembro de 2020 às 06:49h

Candidatos iniciam campanhas em todo o País; confira algumas curiosidades

CURIOSIDADES, NOTÍCIAS


A campanha eleitoral começa oficialmente neste domingo (27) em todo o País. Em meio à pandemia do novo coronavírus, candidatos a prefeito e vereador vão intensificar os eventos virtuais.

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV começa no dia 9. Veja como será a largada das eleições 2020 em capitais e em cidades do interior.

Confira algumas curiosidades destas eleições no Brasil:

  • 1 — Capital sem segundo turno

Palmas, no Tocantins, é a única capital estadual que conta com menos de 200 mil eleitores, não cumprindo, portanto, a regra que habilita determinada localidade a contar com segundo turno caso nenhum candidato a prefeito conquiste a maioria absoluta dos votos no primeiro turno. O Tocantins, aliás, é o único Estado em que nenhuma cidade está apta a ir além do primeiro turno.

  • 2 — Fora da capital

Espírito Santo e Santa Catarina são as duas únicas entidades da federação em que a capital não constitui o maior colégio eleitoral. No Estado do Sudeste, Vitória é superada por Serra e Vila Velha em número de eleitores. Em SC, Joinville aparece à frente de Florianópolis.

  • 3 — Sozinhas nos Estados

Ainda em relação a capitais estaduais, 12 delas são a única cidade em seus respectivos Estados que conta com mais de 200 mil eleitores: Rio Branco (AC), Maceió (AL), Manaus (AM), Macapá (AP), São Luís (MA), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Teresina (PI), Natal (RN), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR) e Aracaju (SE).

  • 4 — Estados com mais cidades

O Estado de São Paulo é o que aparece com mais cidades aptas a realizar segundo turno em 2020, são 28 no total. Na sequência aparecem Rio de Janeiro (dez), Minas Gerais (nove), Pernambuco (seis), Paraná (cinco) e Rio Grande do Sul (cinco).

  • 5 — Maior colégio eleitoral

A cidade de São Paulo se mantém com folga como o maior colégio eleitoral entre as cidades brasileiras. A capital paulista contabiliza 8,9 milhões de eleitores para o pleito deste ano. Na segunda posição aparece o município do Rio de Janeiro, com 4,8 milhões de eleitores.

Veja também

Norma Cavalcanti discute PEC 5 com presidente de comissão especial da Câmara dos Deputados

A procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti se reuniu nesta última quarta-feira (16) em Brasília, com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!