sábado 24 de outubro de 2020
Foto: Reprodução
Home / POLÍTICA / Deputado aplaude os 188 anos da Sociedade Protetora dos Desvalidos
quarta-feira 23 de setembro de 2020 às 16:29h

Deputado aplaude os 188 anos da Sociedade Protetora dos Desvalidos

POLÍTICA


passagem dos 188 anos da Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD) recebeu congratulações apresentadas pelo deputado estadual Hilton Coelho (Psol). Em moção apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o parlamentar destaca que “a SPD é uma entidade da mais alta relevância na luta contra a desigualdade racial na Bahia. Foi a primeira organização civil negra no Brasil, fundada em16 de setembro de 1832 por Manoel Victor Serra um africano livre, cuja finalidade era a compra de alforria e pagamento de curso de formação profissional a ex-escravizados”, conta o parlamentar.

A Black Brotherhood: Sociedade Protectora dos Desvalidos » Bahia, Brazil

Na moção, o parlamentar ainda destaca que “atualmente a entidade realiza ações para o desenvolvimento e valorização da cultura afro-brasileira com objetivo de empoderamento da população negra e menos favorecida, atuando na promoção da igualdade e do combate ao racismo, buscando políticas públicas e melhorias dos direitos das crianças, mulheres e homens negros”.

Surgida como irmandade, em 1851, mudou de nome e de estatuto jurídico. De pretensamente religiosa, tornou-se marcadamente civil. De irmandade, virou sociedade. “Funcionou, na prática, como uma previdência privada, uma das primeiras do Brasil, devidamente regulamentada pelo governo em 1861. Para ser admitido como sócio, era preciso ser cidadão brasileiro ‘de cor preta’ e ter um ‘meio lícito de onde tire um valor suficiente para sua subsistência’, de acordo com o estatuto da SPD”, lembra o parlamentar.

Hilton Coelho destaca ainda “o papel da atual presidente da entidade, a educadora Ligia Margarida de Jesus, que, ao conhecer a Sociedade Protetora dos Desvalidos, nas suas atividades de militância no Subúrbio Ferroviário de Salvador, resolveu ir até lá para se filiar. A partir daí buscou agregar aos homens mais velhos a renovação, atraindo militantes dos movimentos negros e feministas, mulheres e pessoas mais jovens. Com isso as atividades da SPD também se diversificaram. Passaram a apoiar comunidades quilombolas na Bahia, hoje são 17, com cooperação técnica e pequenas doações”.

Para o legislador, “em vista da extrema relevância para a sociedade baiana e, especialmente, para a luta do povo negro, a ALBA apresenta congratulações pelos 188 anos da SPD. Sua sede fica localizada no Largo do Cruzeiro de São Francisco, Centro Histórico em Salvador, sendo considerado um dos espaços fundamentais para a resistência histórica do povo negro da Bahia, abrigando formações, cursos, palestras e reuniões que são importantes para o fortalecimento da luta negra e popular de nossa terra. Deve ser sempre lembrada e parabenizada”, conclui Hilton Coelho.

Veja também

Pesquisa em Candeias: Pitágoras lidera com 46%

Na disputa pela Prefeitura de Candeias, o atual chefe do Executivo municipal, Dr. Pitágoras (PP), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!