sábado 6 de março de 2021
Foto: Paulo Mocofya/Agência AL-BA
Home / NOTÍCIAS / Deputado apresenta na AL-BA projeto que impede despejo de ocupações de movimentos sociais durante pandemia
quinta-feira 26 de novembro de 2020 às 14:04h

Deputado apresenta na AL-BA projeto que impede despejo de ocupações de movimentos sociais durante pandemia

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Membro da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado Hilton Coelho (PSOL) apresentou projeto de lei (PL) que impede a proposição de ações e a execução de mandados de reintegração de posse, despejos e remoções judiciais em face de ocupações de movimentos sociais e grupos formados por população de baixa renda, no campo e na cidade, enquanto durar o estado de emergência na saúde pública na Bahia em razão do novo coronavírus (covid-19).

Caso o PL seja aprovado, o Executivo não poderá realizar desocupação de imóveis se valendo da autoexecutoriedade. A proibição estende-se às concessionárias de serviço público estadual. Existindo ações em andamento, a Procuradoria Geral do Estado e as concessionárias de serviço público estadual devem solicitar a imediata suspensão do processo enquanto durar o estado de emergência.

O projeto prevê ainda que, caso ocorra ocupações em áreas públicas estaduais, realizadas por movimentos sociais ou grupos formados por população de baixa renda, no campo ou na cidade, o Estado da Bahia e as concessionárias de serviço público estadual devem instituir comissão de negociação e acompanhamento, a fim de debater as condições para garantia dos direitos sociais dos ocupantes.

Para Hilton, um dos pontos fundamentais do projeto é “a suspensão de cumprimentos de mandados de reintegração de posse, despejos e remoções judiciais ou mesmo extrajudiciais, em face de movimentos sociais ou grupos formados por população de baixa renda, no campo ou na cidade. Os processos de remoção, além de gerar deslocamentos de pessoas, também as obrigam a entrar em situações de maior precariedade e exposição ao vírus, como compartilhar habitação com outras famílias e, em casos extremos, a morarem na rua”.

O parlamentar conclui destacando que “a presente proposição foi sugerida pela Articulação do Centro Antigo de Salvador e pelo Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico, que estão promovendo a campanha Despejo Zero, uma ação nacional com apoio internacional que visa à suspensão de qualquer atividade ou violação de direitos, sejam elas fruto da iniciativa privada ou pública, respaldada em decisão judicial ou administrativa, que tenha como finalidade desabrigar famílias e comunidades”.

Veja também

Ainda intubado, médicos ficam animados com melhora do vereador Irmão Lazaro; confira boletim médico

O boletim médico do vereador Irmão Lázaro (PL) desta sexta-feira (5) informa que ele segue …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!