sábado 24 de julho de 2021
Home / NOTÍCIAS / Deputado dos EUA sugere mudar órbita da Lua para combater aquecimento
quarta-feira 16 de junho de 2021 às 15:31h

Deputado dos EUA sugere mudar órbita da Lua para combater aquecimento

NOTÍCIAS


Parece piada, mas não é. Durante uma audiência na Câmara dos Representantes dos EUA com membros do Serviço Florestal norte-americano, o deputado republicano Louie Gohmert caprichou e apresentou a seguinte proposta para enfrentar a mudança do clima: mudar a órbita da Lua.

Eis, na íntegra, a tradução da fala de Gohmert: “Fui informado por um ex-diretor da Nasa que eles descobriram que a órbita da Lua está mudando ligeiramente, assim como a órbita da Terra em torno do Sol. Sabemos que houve uma atividade significativa de erupção solar. E, então, há algo que o Serviço Florestal Nacional ou o Escritório de Gestão do Solo possa fazer para mudar o curso da órbita da Lua ou da órbita da Terra em torno do Sol? Isso certamente teria efeitos profundos em nosso clima”.

A CNN fez um fact-check sobre a proposta Gohmert. Ao sugerir um efeito da Lua sobre o clima terrestre, Gohmert usou parte da argumentação negacionista, aquela que defende a mudança climática como um fenômeno natural, causado pelas atividades solares e sem motivação humana. Além disso, mudar a órbita da Lua ou da Terra não é a mesma coisa que estacionar um carro: estamos falando de processos astrofísicos extremamente complexos e, ao menos nos termos propostos pelo deputado, inviáveis para interferência humana.

Para contextualizar, é bom lembrar que Louie Gohmert foi defensor ferrenho de Donald Trump e um dos principais artífices da chamada Grande Mentira, que contesta a derrota eleitoral do ex-presidente e a vitória de Joe Biden nas eleições de 2020 e que, por tabela, resultou na invasão criminosa de seguidores trumpistas ao Capitólio em Washington em 6 de janeiro passado.

Veja também

Lula cogita indicar Rodrigo Maia a Ministério se for eleito presidente da República

O ex-presidente Lula estaria cogitando indicar o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!