sexta-feira 26 de abril de 2024
Foto: Reprodução/Marcos Frahm
Home / POLÍTICA / Deputado pede mais divulgação do Disque 100 para ajudar no combate à violência sexual
segunda-feira 14 de setembro de 2020 às 06:09h

Deputado pede mais divulgação do Disque 100 para ajudar no combate à violência sexual

POLÍTICA


O deputado estadual Euclides Fernandes (PDT) apresentou indicação endereçada ao presidente da República, Jair de Messias Bolsonaro, no intuito de que o Governo Federal faça publicidade do Disque 100, serviço público e gratuito que tem por objetivo ser um canal de denúncia contra a violência sexual praticada contra vulneráveis.

Baseado no Artigo 139, da Resolução nº 1.193, de 17 de janeiro de 1985 que criou o Regimento Interno da Assembleia Legislativa, o parlamentar apresentou a proposição na Secretaria Geral da Mesa.

“De pronto, cumpre mencionar que a indicação em tela tem o axioma de viabilizar, junto ao chefe do Poder Executivo federal, a maior propagação de informações relativas à existência do Disque 100, também conhecido como Disque Direitos Humanos”, enfatiza Euclides.

O deputado explica que se trata de um canal do governo incumbido de receber notícias de violações a Direitos Humanos, incluindo violência sexual praticada contra vulneráveis, para então auxiliar os envolvidos que buscam o amparo estatal.

“Neste contexto, em que pese a utilização do Disque 100 seja gratuita, prática e simples, muitos brasileiros sequer sabem da sua existência, sendo, pois, esta a necessidade de uma maior divulgação da existência e abrangência deste canal”, defende o pedetista. Segundo ele, o conhecimento pela população da ferramenta de denúncia capacitará as vítimas ou os noticiantes a requerer o auxílio dos poderes públicos.

Euclides cita a Constituição Federal de 1988, segundo a qual, em seu Art. 227, ser dever prioritário do Estado brasileiro “assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, o direito à vida, à saúde, à dignidade, ao respeito” dentre outros, além de “colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

“Sob a luz de tal mandamento constitucional, em contraste com a violência sexual sofrida pelos vulneráveis, diuturnamente retratada pelos meios de comunicação, entende-se necessário a publicidade massiva da existência do Disque 100, como medida de enfrentamento de tais crimes”, conclui.

Veja também

Baianos podem decidir no Conselho de Ética sobre cassação de Chiquinho Brazão

Preso há um mês sob a acusação de ser um dos mentores do assassinato da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas