domingo 1 de agosto de 2021
Home / POLÍTICA / Dilma não pode ser candidata nas eleições em outubro

Dilma não pode ser candidata nas eleições em outubro

segunda-feira 9 de abril de 2018 às 18:54h

A ex-presidente Dilma pensa em disputar vaga no Senado por Minas Gerais, mas a Lei Ficha Limpa é clara: é inelegível o condenado por órgão colegiado por crime contra a administração.

Além disso, provocado, o Supremo Tribunal Federal deve anular o anedótico fatiamento que a cassou, mas não suspendeu seus direitos políticos por 8 anos, como prevê a Constituição, segundo garantiram ministros do STF a esta coluna.

Está no artigo 1º da Lei das Condições de Inelegibilidade, alterado pela Ficha Limpa: crimes contra a administração determinam inelegibilidade.

“No caso concreto”, uma ação civil pública impediria o registro da candidatura de Dilma, explicou um dos mais notáveis ministros do STF.

A Resolução 35/2016 do Senado não inabilitou Dilma automaticamente, mas cassou o mandato “sem prejuízo das demais sanções judiciais”.

Mineira de nascimento e gaúcha por opção, ao ser expulsa do Palácio do Planalto Dilma registrava índices recorde de rejeição em Minas.

 

 

 

 

Por Cláudio Humberto

Veja também

Aliados de Rodrigo Pacheco sonham com Luiza Trajano de vice em 2022

Emissários de Rodrigo Pacheco (DEM-MG) procuraram recentemente conforme a coluna Radar interlocutores de Luiza Trajano …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!