domingo 28 de fevereiro de 2021
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Empresa na Bahia lançará nanosatélites para monitorar o território brasileiro
domingo 6 de setembro de 2020 às 09:03h

Empresa na Bahia lançará nanosatélites para monitorar o território brasileiro

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Do tamanho de uma caixa de sapato ficarão a distância entre 400 e 700 quilômetros da órbita terrestre 

A empresária baiana Aila Raquel classificou-se para a fase final da etapa brasileira da Copa do Mundo de Empreendedorismo, ao planejar o lançamento de pequenos satélites com o objetivo de monitorar o território brasileiro para setores econômicos.

A Alya Nanosatélites disputa entre seis concorrentes as três vagas para a etapa mundial da copa, programada para outubro, na Arábia Saudita, com a participação de mais de 150 países.

Alya Nanosatélites no Space Forum de Luxemburgo | Vaquinhas online

Independentemente do resultado a ser obtido na Copa, a empresária quer colaborar com os setores de mineração, agricultura, petróleo e gás, por meio do monitoramento proporcionado pelos instrumentos capazes de gerar imagens de alta resolução.

Outro objetivo, acrescenta Raquel, é monitorar a proteção ambiental, ao indicar locais onde torna-se necessária uma maior atenção, como focos de queimada e manchas de óleo no mar, duas ocorrências recentes e sem solução nem identificação de culpados.

Tecnologia empregada

Os nanossatélites têm o tamanho aproximado de uma caixa de sapato e localizam-se a uma distância variando entre 400 e 700 quilômetros, tomando como referência a superfície do planeta.

As câmeras chamadas hiperespectrais produzem as imagens de acordo com o projeto com pretensão de lançar, a cada dois anos, novos nanossatélites de tecnologia atualizada.

A base de lançamento dos equipamentos é uma fazenda situada no município de Tucano, a 250 km de Salvador, de onde a empresária pretende oferecer os serviços de comando e rastreamento por meio dos nanossatélites de tecnologia chinesa.

Veja também

Google oferece capacitação profissional gratuita para mulheres

A gigante de tecnologia Google está oferecendo gratuitamente dois programas de capacitação para mulheres. Os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!