sexta-feira 26 de abril de 2024
Imagens de lote da Coronavac, vacina chinesa em testes contra o novo coronavírus, durante processo de transporte para o Brasil Foto: Sinovac/Divulgação
Home / DESTAQUE / Empresas da Bahia avaliam adquirir vacinas contra Covid-19 e doar 50% ao SUS
quarta-feira 27 de janeiro de 2021 às 04:46h

Empresas da Bahia avaliam adquirir vacinas contra Covid-19 e doar 50% ao SUS

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Com o aval do governo federal para que empresas possam importar, por conta própria, vacinas contra a Covid-19 para imunizar seus funcionários, algumas empresas da Bahia já estão se movimentando para adquirir o imunizante. A proposta é de que, a cada vacina comprada, uma outra seja doada para o SUS. A informação foi publicada no portal Bahia Notícias.

O vice-presidente da Associação Comercial da Bahia, Paulo Cavalcanti, revelou que, além dessa medida, estão em análise outras questões sobre o tema. “Quem vai dar a vacina, você importa e precisa ter agulha e aonde vai tomar. Armazenar também. Questão logística. São esses detalhes”, explicou.

“Como vai ser a operação? Você importa e o SUS fica com metade. Quem vai aplicar a vacina? Essas são as discussões. Temos total intenção e estamos analisando as possibilidades dessa negociação. Tem a questão do lote ideal para importação. Quando vai para a associação você tem que ver o orçamento das empresas. Tem empresas grandes e fortes que podem contribuir”, disse.

Cavalcanti ainda comentou que a intenção não é ficar apenas na imunização dos funcionários das empresas, e sim estender a vacinação para as famílias dos trabalhadores.

“Na nossa particularidade, a questão é família. É que possamos estender para os trabalhadores e familiares. Está difícil conseguir a vacina. Estamos ainda tentando ter a certeza de todas as regras para tentar fazer a campanha”, comentou.

A compra das vacinas pelo setor privado já vem causando controvérsias. O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), não concorda que o setor privado adquira e comercialize a vacina contra a Covid-19. Segundo ele, “só vai ter acesso quem conseguir pagar”.

FIEB ainda aguarda deliberação

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) ainda deve aguardar alguma deliberação sobre o tema. O presidente do órgão, Ricardo Alban, disse que a ideia é no sentido de que “os empresários possam participar da compra de vacinas para apoiar a expansão da campanha de vacinação no país”.

“Estamos seguindo as orientações gerais envolvendo as ações de combate à pandemia e respeitando as determinações que estão sendo deliberadas. Definiremos o nosso papel e como poderemos apoiar. Por enquanto, esta discussão não foi levantada, mas a indústria se coloca à disposição para apoiar o país na luta contra o vírus que tem ceifado tantas vidas”, pontuou.

Veja também

Vacinas salvaram aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, diz OMS

De acordo com um estudo conduzido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os esforços globais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas