sábado 27 de fevereiro de 2021
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Home / CURIOSIDADES / Erro médico faz idosa receber 5 doses de vacina contra Covid-19 de uma única vez
domingo 17 de janeiro de 2021 às 05:41h

Erro médico faz idosa receber 5 doses de vacina contra Covid-19 de uma única vez

CURIOSIDADES, NOTÍCIAS


Uma idosa de 67 anos recebeu cinco doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 após um erro médico. O caso aconteceu na última quinta-feira (14), em Jerusalém, Israel. Apesar da dosagem acima do recomendado, a mulher não apresentou efeitos colaterais.

De acordo com o jornal The Jerusalem Post, a idosa recebeu uma dose de 150 microgramas da vacina, o que corresponde a um frasco inteiro do imunizante. Cada dose é composta por 30 microgramas.

A aplicação aconteceu no Maccabi Healthcare Services. Apesar de não apresentar efeitos colaterais, a mulher precisou ser levada para observação no Centro Médico Shaare Zedek. O hospital informou que ela passa bem.

O chefe do laboratório de imunoterapia da Universidade Bar-Ilan, Cyrille Cohen, comentou que “isso aconteceu por uma razão muito simples”.

“Depois de tantos pacientes, a enfermeira, que às vezes está acostumada a injetar todo o conteúdo do vidro – não para esta vacina, mas em geral – se engana e pega todo o composto. Estou surpreso que tenha acontecido apenas duas vezes”, explicou Cohen ao jornal israelense.

Essa não foi a primeira vez que a equipe do centro médico de Maccabi manipulou mais de uma dose em uma mesma aplicação. Um profissional da saúde passou pelo mesmo problema e também não sofreu efeitos colaterais, em dezembro.

Cohen esclareceu que os efeitos não aparecem porque a Pfizer administrou de três a quatro vezes mais do que a dose normal dada hoje quando realizou seus testes clínicos, algo tolerado pelos pacientes.

A dose da Pfizer, segundo Cohen, é administrada em frascos maiores do que 30 microgramas por uma questão de logística.

“Se você colocar cada dose de 30 microgramas em um único frasco, sua remessa terá cinco vezes o volume”, afirmou.

Veja também

CoronaVac: tudo que você sempre quis saber e não tinha para quem perguntar

Em meados de janeiro, a vacina do Butantan começou a ser usada pela população brasileira, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!