quinta-feira 5 de agosto de 2021
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / FIOL e Ferrogrão serão leiloadas em 2021
domingo 14 de fevereiro de 2021 às 10:58h

FIOL e Ferrogrão serão leiloadas em 2021

DESTAQUE, NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


O governo federal pretende realizar o leilão de concessão das ferrovias FIOL (Ferrovia de Integração Leste-Oeste) e Ferrogrão.

O objetivo de criação destas ferrovias segundo o Conexão Política, é a escoação de minerais e grãos entre o Centro-Oeste, o litoral baiano e a região Norte do Brasil.

No entanto, a Ferrogrão será uma obra iniciada do zero. O leilão da FIOL está marcado para o dia 8 de abril na B3 (BOVESPA) e as empresas interessadas devem apresentar suas propostas até o dia 5 do mesmo mês.

Como recorrente, o uso do dinheiro dos leilões ferroviários servirá para o financiamento de outras obras relacionadas ao mesmo modal.

Segundo o Ministério da Infraestrutura, cerca de 60 mil empregos serão gerados ao longo do tempo. O projeto beneficiará especialmente a região Nordeste do Brasil.

Com relação a Ferrogrão, a expectativa é que 365 mil empregos diretos e indiretos sejam gerados ao longo dos investimentos realizados pela parceria privada. Ao todo, estima-se que a ferrovia movimentará, anualmente, 41 milhões de toneladas de minerais a produtos agrícolas até 2050.

O projeto da Ferrogrão integrará 933 km — interligando Sinop-MT até Miratituba-PA, tendo o fim da sua via na Bacia do rio Amazonas, interligando-se ao porto fluvial de Miratituba.

Veja também

Governo da Bahia cobra R$ 8,7 bilhões do Governo Federal

Segundo matéria do jornal A Tarde, o governo do estado estaria cobrando ao governo federal …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!