domingo 28 de fevereiro de 2021
Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Home / JUSTIÇA / Fux diz que novo ciclo é oportunidade para renovar compromisso com Constituição e democracia
quarta-feira 3 de fevereiro de 2021 às 17:13h

Fux diz que novo ciclo é oportunidade para renovar compromisso com Constituição e democracia

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, disse nesta quarta-feira (3), durante a cerimônia de abertura do ano legislativo no Congresso Nacional, que o novo ciclo é um convite para reafirmar as missões institucionais e para renovar o compromisso de fidelidade à Constituição e à democracia.

“Nós, homens e mulheres públicos, somos passageiros nas funções que ocupamos, no entanto, os feitos em prol do fortalecimento das instituições, da democracia e das liberdades humanas e de imprensa não conhecem tempo e espaço, porque são atemporais e universais. Rogo que os novos dirigente do parlamento e os demais integrantes aqui presentes sejam exitosos em suas funções e gozem, acima de tudo, da proteção de Deus.”

Pandemia

Fux definiu o ano de 2020 como a passagem mais trágica da humanidade desde a segunda guerra mundial e destacou a atuação dos três poderes na luta contra a pandemia.

“A pandemia revelou a finitude humana e descortinou novos desafios para cidadãos e instituições”, disse, lamentando as mais de 220 mil mortes por Covid-19 no País. E concluiu: “É Importante reconhecer que, nos últimos meses, os cidadãos e as instituições do País demonstraram admirável capacidade de resiliência e superação. Com diz o nosso Hino, os filhos do solo brasileiro não fogem à luta.”

Entre as ações do Poder Judiciário durante a pandemia, ele destacou a criação dos observatórios de recursos humanos e do meio ambiente, o juízo digital e os escritórios sociais, voltados a advogados carentes.

Veja também

Google oferece capacitação profissional gratuita para mulheres

A gigante de tecnologia Google está oferecendo gratuitamente dois programas de capacitação para mulheres. Os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!